Abstract:
|
Contexto: O século XIX é marcado pela circulação de propostas pedagógicas francesas
na área da educação brasileira. Objetivos: Dar continuidade à investigação histórica publicada
por Pais (2019) sobre o método de ensino de geometria designado por Taquimetria, criado pelo
engenheiro Lagout e adaptado por Dalsème, autores franceses. Design: Analisa as críticas que a
Taquimetria recebeu no contexto francês, revelando as lutas de representação (Chartier) na produção
e reconhecimento de um novo método de ensino e sua apropriação no estado de São Paulo. Coleta
e análise de dados: O estudo inventariou novas fontes de pesquisa que permitiram explicitar
melhor as aproximações e distanciamentos da Taquimetria com relação ao método intuitivo, sendo
que as fontes referentes ao estado de São Paulo foram coletadas pela autora brasileira, e as fontes
francesas, pelo autor francês. Cenário e participantes: As primeiras análises e o esboço do artigo
foram elaborados durante a visita da pesquisadora brasileira à Université de Limoges, em 2019.
Resultados: A análise das críticas recebidas pelo método taquimétrico e por seu criador, Lagout,
permitiu refletir como o embate entre concreto e abstrato no âmbito de métodos para o ensino
de geometria é antigo e oferece resistências. Lagout e Dalsème podem ser considerados agentes
relevantes na árdua e desafiante tarefa de produzir um ensino de geometria para os anos iniciais.
Conclusões: A pesquisa conclui que, no bojo da Taquimetria, encontram-se a defesa pela observação
visual no ensino de geometria e a possibilidade de se manusear objetos concretos, sem deixar de
lado o exercício argumentativo do raciocínio demonstrativo. |