Abstract:
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Esta obra pretende debater e apresentar, a partir dos pesquisadores
vinculados ao Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) da Universidade Federal de Santa Catarina, uma gama de discussões
contemporâneas desenvolvidas no campo da Psicologia Escolar e Educacional. Esta obra surge em um momento muito importante. Primeiro,
em razão da aprovação do projeto de Lei n
13.935/2019, que tem gerado certo frenesi por parte da profissão. Principalmente,
por reconhecer a relevância de os psicólogos adentrarem
no espaço educacional brasileiro. A inserção de psicólogos nos espaços
educativos pode trazer perigos e oportunidades. Isso porque, na medida
em que a Psicologia Escolar e Educacional tem uma vasta produção baseada
em uma perspectiva crítica, há também a coexistência de concepções
reducionistas acerca dos desafios presentes no processo de escolarização. Contrapondo-se a essa
perspectiva hegemônica e reducionista dos fenômenos escolares é que
o LAPEE propõe este livro. Por meio dele, pretende-se problematizar
importantes aspectos relacionados ao campo de pesquisa e atuação
profissional, com base em uma perspectiva ética e política de Psicologia escolar, a qual atenta para a complexidade e diversidade de questões
presentes nesse campo. |