Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927

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Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927

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dc.contributor.author Michel Junior, Robert Rene
dc.contributor.author Oliveira, Maria Cristina Araújo de
dc.date.accessioned 2020-10-31T14:04:20Z
dc.date.available 2020-10-31T14:04:20Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation MICHEL JUNIOR, R. R.; OLIVEIRA, M. C. A.. Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927. REMATEC, v. 15, p. 138-157, 2020. pt_BR
dc.identifier.issn 1980-3141
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217033
dc.description Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/267 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo integra-se ao campo de pesquisa da História da educação matemática, e tem como objetivo analisar o fluxo dos saberes profissionais para o ensino de desenho, sistematizados pela professora mineira Emilia Truran, a partir do diálogo com a Reforma do Ensino Primário de Francisco Campos (1927). Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a História Cultural, os saberes a ensinar e para ensinar matemática e o conceito de expert em educação. As fontes históricas utilizadas foram: os artigos da professora Emilia Truran publicados na Revista do Ensino de Minas Gerais em 1926; os anais do I Congresso de Instrução Primária de 1927; e também os Programas do Ensino Primário ligados à Reforma Fernando Mello Vianna (1925) e à Reforma Francisco Campos (1927). Em conclusão, caracterizamos a professora mineira Emilia Truran como uma expert para o ensino de desenho, e ainda consideramos que os saberes profissionais produzidos por esta personagem, são vistos, por um lado, referentes à formatação e conservação de diretrizes apresentadas no Programa de 1925, e por outro, se identificam novos saberes desenvolvidos por esta professora, que foram instituídos diretamente na Reforma de Francisco Campos em 1927. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Revista de Matemática, Ensino e Cultura pt_BR
dc.subject Emilia Truran pt_BR
dc.subject Experts pt_BR
dc.subject Saber desenho pt_BR
dc.subject Revista do Ensino de Minas Gerais pt_BR
dc.subject Reforma Francisco Campos pt_BR
dc.title Emilia Truran como Expert do ensino de desenho: Permanências, rupturas e novos saberes na Reforma Francisco Campos de 1927 pt_BR
dc.type Article pt_BR


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Emilia Truran c ... ancisco Campos de 1927.pdf 512.1Kb PDF View/Open Artigo revista REMATEC

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