A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução

DSpace Repository

A- A A+

A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução

Show full item record

Title: A educação infantil como esfera da eticidade moderna: uma reconstrução
Author: Faria, Bruno de Almeida
Abstract: Apresenta o resultado de uma investigação sobre à formação para a liberdade individual (HONNETH, 2007; HONNETH, 2014) das crianças nas instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis/SC. Toma as relações de reconhecimento (formação da ?segunda natureza? da criança) como premissa fundamental em práticas, hábitos e rotinas dos processos intersubjetivos de formação em um Núcleo de Educação Infantil, especificamente a partir da análise do cotidiano de dois grupos de crianças com idades entre 5 e 6 anos. Considera o cotidiano da Educação Infantil como realidade objetiva, eticamente estruturada, que encarna e expressa ideais, normas e valores, os quais foram historicamente determinantes no processo de constituição da instituição como âmbito formal hodierno de educação das crianças. O estudo trata, em um primeiro momento, da reconstrução normativa do processo de instituição educação infantil como âmbito social de formação na infância. Posteriormente, trata da reconstrução empírica e hermenêutica vida intersubjetiva de um Núcleo de Educação Infantil, para isso, analisa as práticas, hábitos e valores que estruturam a formação das crianças para a liberdade individual.Abstract*: It presents the outcome of an investigation into the training for the individual freedom (HONNETH, 2007; HONNETH, 2014) of children in children's education institutions of the Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC. It takes the recognition relationships (the formation of the \"second nature\" of the child) as a fundamental premise in practices, habits and routines of the intersubjective processes of apprenticeship in a Children's Education Center, specifically based on an analysis of the daily life of two groups of children between the ages of 5 and 6. He regards the daily life of children's education as an objective, ethically structured reality, which embodies and expresses ideals, standards and values, which have historically been decisive in the process of setting up the institution as a formal modern scope for the education of children. The study deals, in the first instance, with the normative reconstruction of the process of institution for children as a social sphere of childhood education. Afterwards, it deals with the empirical and hermeneutic reconstruction of the intersubjective life of a Center for Children's Education, to do so, analyzes the practices, habits and values that structure the formation of children for individual freedom.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216222
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1490-T.pdf 2.513Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar