Title: | Um modelo para a utilização da metodologia ativa aprendizagem baseada em casos no sistema tutor inteligente Mazk |
Author: | Silva, Viviane Izabel da |
Abstract: |
As pessoas estão cada vez mais imersas no mundo tecnológico, de forma que as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC?s) vêm ganhando bastante visibilidade. Há diversas tecnologias que vêm sendo desenvolvidas como ferramentas para uso educacional, as quais tornam o processo de ensino e aprendizagem mais agradável e atrativo aos alunos. O Sistema Tutor Inteligente MAZK é uma dessas ferramentas, e com o intuito de criar novas estratégias pedagógicas para uso nesse STI, nesta pesquisa, foi desenvolvido um modelo para a utilização de metodologias ativas no MAZK. A metodologia Aprendizagem Baseada em Casos pode ser usada em todas as áreas da educação e, por isso, ela foi a metodologia escolhida. Então, o objetivo geral deste estudo foi definido da seguinte maneira: Desenvolver um modelo para utilização da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Casos (Case Based Learning) no Sistema Tutor Inteligente MAZK. A partir de pesquisa bibliográfica realizada a respeito de STI?s e da metodologia em questão, foi desenvolvido o modelo, o qual foi testado/aplicado em dois estudos de caso, que ocorreram em duas instituições de ensino superior, sendo uma federal e outra particular. Para a coleta de dados referentes aos estudos de caso, optou-se por usar o questionário como recurso, sendo ele composto por questões fechadas e abertas. Os dois estudos de caso foram realizados com sucesso e foi possível determinar que o modelo proposto é adequado para uso da metodologia no STI MAZK. O dado mais importante referente aos resultados é a constatação de que usar os elementos que compõem o modelo em ordem diversa da proposta não interfere na qualidade do conteúdo, mas é necessário que o material produzido contenha todos esses elementos. Abstract: People are increasingly immersed in the technological world, so New Information and Communication Technologies (NICT's) are gaining a lot of visibility. There are several technologies that have been developed as tools for educational use, which make the teaching and learning process more pleasant and attractive to students. The MAZK Intelligent Tutoring System is one of these tools, and in order to create new pedagogical strategies for use in this ITS, in this research, a model was developed for the use of active methodologies in MAZK. The Case Based Learning methodology can be used in all areas of education and, for this reason, it was the methodology chosen. Therefore, the general objective of this study was defined as follows: Develop a model for using the active methodology Case Based Learning in the Intelligent Tutoring System MAZK. Based on a bibliographic research about ITS?s and the methodology in question, the model was developed, which was tested/applied in two case studies, which occurred in two higher education institutions, one federal and one private. In order to collect data related to the case studies, we chose to use the questionnaire as a resource, which consists of closed and open questions. The two case studies were successfully performed and it was possible to determine that the proposed model is appropriate for use of the methodology in the ITS MAZK. The most important data related to the results is the fact that using the elements that compose the model in order different from the proposal does not interfere in the quality of the content, but it is necessary that the material produced contains all these elements. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215593 |
Date: | 2019 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PTIC0065-D.pdf | 2.639Mb |
View/ |