A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) em Santa Catarina

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A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) em Santa Catarina

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Título: A Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES) em Santa Catarina
Autor: Oliveira, George Fredmann Santos
Resumo: No ano de 1953 o Ministério da Educação e Cultura publica o Decreto nº 34.638 que institui a Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES). Campanha franqueada por farta propaganda no território nacional, estratégia distintiva dos governos desde Getúlio Vargas nos meios comunicadores, ocorrência que indica a capilaridade deste projeto governamental para a formação de professores do ensino secundário em todo o Brasil. Em Santa Catarina um periódico local informa a chegada da Campanha naquele ano, como previsto no Decreto instituidor, foram desenvolvidas muitas atividades no interior e na capital mediadas por agentes, entre os quais a Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Santa Catarina, a Inspetoria do Ensino Secundário no estado, e - logo após a criação da Universidade Federal de Santa Catarina no início dos anos 1960, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Esta dissertação investiga o desenvolvimento da Campanha em Santa Catarina apropriando-se como corpus da pesquisa qualitativa os documentos presentes nos acervos da Universidade Federal de Santa Catarina, Arquivo Público do Estado de Santa Catarina, Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, Hemeroteca Digital Catarinense, Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Arquivo Nacional e da página na rede mundial de computadores Domínio Público do Ministério da Educação. A pesquisa sobre a Campanha em Santa Catarina registra a fisionomia histórica e sociológica da formação de professores por este instrumento governamental numa reflexão descendente-ascendente articulando pressupostos teórico-metodológicos seminais como os pensados por Durkheim e Weber, e autores contemporâneos, entre os quais Adorno, Austin, Bourdieu, Benjamin, Habermas, Wittgenstein. A conclusão desse trabalho propicia encontrar a conjunção desse modelo de ação governamental (o campanhismo) sobre a educação no plano nacional e estadual em movimento, como um pêndulo sobre um arco histórico-sociológico que se estende entre as leis orgânicas da década de 1940 até a Lei de Diretrizes e Bases dos anos de 1960, cujo desfecho, após um intenso investimento na conversão semântica do ensino secundário em ensino médio, fundamentado na linguagem justecnocrata da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação e Cultura, há a colisão contra o ramo de ensino chamado ensino secundário e a abertura do modelo que ocupará o seu lugar na reforma do ensino de segundo grau do ano de 1971.<br>Abstract : In 1953, the Brazilian Ministry of Education (MEC) issued the Federal Act No. 34638, that created the Campaign for the Improvement and Diffusion of Secondary Education. This Campaign was displayed by large advertising throughout the country during Getúlio Vargas presidential term and was characterized by being a distinctive government strategy in the media since then, which demonstrated the overall extension of this government project for the training of secondary school teachers. In Santa Catarina, a local newspaper reported the start of the Campaign in that same year, and as provided in the Federal Act, a variety of activities were done in the countryside as well as in the capital, mediated by many agents, such as Secretaria de Educação e Cultura (Secretariat of Education and Culture) of the state of Santa Catarina, Inspetoria do Ensino Secundário (Inspectorate of Secondary Education) of the state, and - after the creation of Universidade Federal de Santa Catarina in the early 1960s, the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Faculty of Philosophy, Sciences and Letters). This dissertation investigates the development of the Campaign in Santa Catarina and makes use of, as corpus of qualitative research, the documents preserved in the Archives of Universidade Federal de Santa Catarina, Public Archive of the state of Santa Catarina, Digital Newspaper Archive of the National Library, Digital Newspaper Library of the state Santa Catarina, Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Program of Studies and Documentation Education and Society) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), National Archive, and the internet page of the Public Domain of the Ministry of Education. The research on the Campaign in Santa Catarina records the sociological and historical physiognomy of teachers education by this governmental apparatus with the aid of descending-ascending reflections which articulate the classic theoretical approach and methodological assumptions of scholars such as Durkheim and Weber, alongside other contemporary authors including Adorno, Austin, Bourdieu, Benjamin, Habermas, and Wittgenstein. This work allows us to unearth the conjunction of this model of governmental behavior in what concerns Education at national and state levels in action. It also takes into consideration the historical-sociological contexts that encompass the period from the 1940?s organic laws to the 1960?s Law of Directives and Bases of National Education, and which outcome, after an intense investment in semantic conversion of secondary education to high school based on the justecnocrata language of Diretoria do Ensino Secundário - Ministério da Educação e Cultura (Board of Secondary Education - Ministry of Education and Culture), presents the crash against the type of education termed secondary and the transition to the model that will occupy its place in the high school reform in 1971.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214753
Data: 2019


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