História de instituições escolares de São Francisco do Sul, SC: 1835 - 1935

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História de instituições escolares de São Francisco do Sul, SC: 1835 - 1935

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Título: História de instituições escolares de São Francisco do Sul, SC: 1835 - 1935
Autor: Oliveira, Andréa de
Resumo: O município atualmente denominado São Francisco do Sul nos primórdios ocupando uma região habitada pelos povos pré-coloniais, de tradição Umbu, por Sambaquianos e posteriormente indígenas Carijós, foi também a primeira povoação estável e reconhecida a partir do século XVII na região sul da Mata Atlântica. Contudo, há registros de viajantes e colonizadores que ali chegaram desde meados do século XVI. O feito da povoação é atribuído ao português Manoel Lourenço de Andrade, oriundo de São Vicente, São Paulo. O povoado foi reconhecido em 1658 e recebeu a denominação de Vila Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco em 1665. O lugar foi elevado à categoria de cidade pela Lei provincial nº 239, de 15 de Abril de 1847. O município, localizado no litoral norte de Santa Catarina, é formado pela Ilha de São Francisco e pela parte continental, o Distrito do Saí, sendo banhado em toda sua extensão oeste pela Baía Babitonga. A cidade tem seu Centro Histórico tombado por lei federal, considerado como patrimônio desde 1987. Apesar de tantos anos de existência, a historiografia a respeito de São Francisco ainda apresenta lacunas. Esta pesquisa tem como premissa dar uma contribuição à História da Educação, notadamente sob a perspectiva da História de Instituições Escolares. Objetiva analisar o processo histórico de institucionalização de escolas em São Francisco do Sul no período de 1835 a 1935. A metodologia tem por base a pesquisa documental, utilizando documentos como livros de atas da Câmara de Vereadores, Leis Orçamentárias, documentação de escolas, fotografias e imprensa. Os dados são cotejados com a literatura já produzida sobre a história local e regional. Os resultados apresentam elementos de base histórico sobre: o funcionamento de uma escola de primeiras letras, a partir do final do século XIX, conhecida como a Escola do Mestre Quincas; O Colégio Stella Matutina, inicialmente administrado pelas Irmãs da Divina Providência, fundado em 1915,hoje denominado Colégio Francisquense; o Grupo Escolar Felipe Schmidt inaugurado em 1918; a existência de escolas para filhos de pescadores, mantidas pela colônia de pesca Z-2 Nossa Senhora da Graça, nas décadas de 1920 e 1930; a Escola Alemã, administrada pela Comunidade Evangélica Luterana, instituiída em 1925; oAsilo Joaquim S. Thiago, inaugurado em 1932; a Escola Primária ligada à Congregação Adventista do Sétimo Dia eoutros tipos de escola, como as organizadas pelos sindicatos de trabalhadores portuários, estivadores e arrumadores e a escola do Lloyd, ligada à Lloyd Brasileira, uma empresa de navegação que atuou na cidade na década de 1940.Os resultados contribuem para a compreensão dos processos vinculados ao processo de institucionalização de escolas em São Francisco do Sul no arco cronológico escolhido. Apresentando uma historiografia com instituições diversas e que desempenharam finalidades formativas específicas no contexto social, política e cultural local.Abstract: The municipality now called São Francisco do Sul,originally established over Carijós indigenous people´s land, was also the first stable and recognized settlement from the seventeenth century on the southern slope of the Atlantic Forest. However, there are records of travelers and settlers who have come to the region since the mid-16th century. The colonization of the village was attributed to the Portuguese Manoel Lourenço de Andrade, native of São Vicente, São Paulo. The place was elevated to the category of city by the Provincial Law nº 239, of April 15, 1847. Located in the north coast inthe state of Santa Catarina, it is formed by the Island of San Francisco and by the mainland, the Saí District, being bathed in all its western extension by the Babitonga´s bay. The city has its Historical downtown registered by federal law, considered like patrimony since 1987. Despite so many years of existence, the historiography regarding San Francisco still presents many gaps. This research has as premise to make a contribution to the History of Education, especially from the perspective of the History of School Institutions. It aims to analyze the historical process of institutionalization of schools in São Francisco do Sul between the period of 1835 to 1935. The methodology is based on documentary research, using documents such as council books, budget laws, documentation of schools, photographs and the press. The data are compared with the literature already produced on local and regional history. The preliminary results show: The functioning of a kind of primary school, from the late nineteenth century, known as the School of Mestre Quincas; The Stella Matutina School, initially administered by the Divina Providência Sisters, founded in 1915, now called Colégio Francisquense; The inauguration of the Felipe Schmidt School Group in 1918;The existence of schools for fishermen´s children in the Z-1 Fishing Colonies in the 1920s and 1930s; the German School, maintained by the Evangelical Lutheran Community, which was founded in 1925; The Joaquim S. Thiago Azylum, inaugurated in 1932; The primary school connected to the Adventist Church of the Seventh Day and other types of school, such as those organized by port workers' unions, stevedores and ushers and the Lloyd School, organized by Lloyd Brasileira, a major shipping company that operated in the city in the 1940s. I show here the results of this research. By using analysis, systematization and discussion of data to better understand the historic process of education in São Francisco do Sul.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214668


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