Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental

Mostrar registro completo

Título: Investigar, registrar e compartilhar: a iniciação à pesquisa e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor: Neubert, Caroline Guião Coelho
Resumo: Compreende-se que as trocas sociais são influenciadas pelo contexto histórico-social e cultural que o sujeito está inserido. Neste contexto, em 2014, a Escola Básica Municipal Adotiva Liberato Valentim Florianópolis optou por uma nova proposta de trabalho, a Iniciação à pesquisa com crianças dos anos iniciais. Tendo como base o projeto da instituição \"Aprender a Conhecer: pesquisar de corpo inteiro\", a presente pesquisa tem como objetivo investigar o papel da iniciação à pesquisa na aprendizagem de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Deste modo, este trabalho de cunho qualitativo, configura-se como estudo de caso do tipo etnográfico e embasou-se nos seguintes procedimentos metodológicos: Revisão de literatura, observação participante, análise de documentos elaborados pelos alunos da instituição e pelo corpo docente - como portfólios, relatórios, Projeto Político pedagógico etc. - entrevista semiestruturada e diário de pesquisa. A pesquisa foi estruturada em dois momentos. O primeiro momento consistiu no levantamento bibliográfico que objetivou mapear os estudos desenvolvidos sobre a temática no Brasil. O segundo momento consistiu na pesquisa empírica realizada em uma turma de terceiro ano de uma escola no município de Florianópolis no ano de 2017.2. Para a análise dos dados foram elaborados eixos que se fundamentaram em autores como Vigotski (1896 - 1934), Paulo Freire (1921 - 1997), John Dewey (1859-1952) e Pedro Demo (1941 -). Os dados analisados mostram que a pesquisa enquanto princípio pedagógico se constitui como uma prática que possibilita a articulação entre a educação tácita da criança, oriunda das experiências de vida e os conteúdos escolares, o que mobiliza os estudantes. As crianças consideram que a pesquisa amplia o conhecimento sobre o mundo, a curiosidade, a criticidade e os espaços de diálogo e reflexão. As trocas com os pares foram compreendidas pelos estudantes como parte fundamental para a aprendizagem e a escola como um importante espaço coletivo de constituição social e cultural. Os dados indicaram que a adoção de pesquisa como princípio pedagógico possibilitou uma aprendizagem significativa e proporcionou, aos estudantes, o contato com a pesquisa desde cedo, não ficando este contato restrito ao ensino médio e superior.<br>Abstract : We understand that social exchanges are influenced by the historical-social and cultural context that the subject is inserted. In this context, in 2014 the Municipal Basic School Adoptive Liberato Valentim Florianopolis opted for a new work proposal, the Initiation research with children from the early years. Based on the project of the institution \"Learning to know: whole body research\", the present research aims to investigate the role of initiation to research in the learning of children in the initial years of elementary school. Thus, this work of qualitative character, is configured as a case study of the ethnographic type and was based on the following methodological procedures: Literature review, participant observation, analysis of documents prepared by the institution's students and by the faculty - such as portfolios , reports, Political Educational Project etc. - semistructured interview and research diary. The research was structured in two moments. The first moment consisted of a bibliographical survey that aimed to map the studies developed on the subject in Brazil. The second moment consisted of the empirical research carried out in a third-year class of a school in the municipality of Florianópolis in the year 2017.2. The data were analyzed from the content analysis based on the ideas of Bardin (2011) and the ideas of authors who guided the present research, such as Vigotski (1896 - 1934), Paulo Freire (1921 - 1997), John Dewey 1859-1952) and Pedro Demo (1941 -). The data analyzed show that research as a pedagogical principle constitutes a practice that allows the articulation between the tacit education of the child from life experiences and the school contents, which mobilizes the students. In addition, research as a pedagogical principle made possible meaningful learning and provided students with early research, and this contact was not restricted to secondary and higher education.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214574
Data: 2019


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1417-T.pdf 3.368Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar