Simulação como estratégia de ensino do pensamento reflexivo na enfermagem

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Simulação como estratégia de ensino do pensamento reflexivo na enfermagem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Martini, Jussara Gue
dc.contributor.author Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-27T23:30:54Z
dc.date.available 2020-08-27T23:30:54Z
dc.date.issued 2020-08-27
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212464
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. pt_BR
dc.description.abstract Introdução: A simulação clínica é uma estratégia de ensino, uma ferramenta pedagógica importante na formação do futuro profissional da área da saúde. Permite recriar um contexto clínico para o desenvolvimento de competências profissionais em ambiente seguro, atingindo dimensões como a satisfação e autoconfiança do estudante. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação de estudantes do curso de graduação em enfermagem em cenários de simulação clínica da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal. Os participantes do estudo foram estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada em Plataforma Online Google Forms, divulgada por correio eletrônico e acessada por link, contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e 17 itens da Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS). Os dados foram encaminhados a um estatístico para realização dos cálculos amostrais. Resultados Preliminares: Os resultados apontam que a aplicação dessa metodologia é satisfatória para os estudantes, indicando maior satisfação nos itens: Interação com os colegas; Satisfação com a discussão pós-cenário (debriefing); Ligação dos cenários à teoria; Adequação das temáticas desenvolvidas nas aulas teóricas e nos cenários e a Qualidade dos simuladores. E menor satisfação nos itens: Motivação para realizar simulação clínica e Realismo dos cenários desenvolvidos. O estudo demonstra a satisfação dos estudantes com os cenários nos quais são realizadas as simulações e quanto ao aproveitamento da aprendizagem ofertada durante a realização das simulações e fomenta autoconfiança. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Enfermagem pt_BR
dc.subject Simulação Clínica pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.title Simulação como estratégia de ensino do pensamento reflexivo na enfermagem pt_BR
dc.title.alternative Simulação clínica na formação em enfermagem: aspectos que favorecem a satisfação e autoconfiança discente pt_BR
dc.type Video pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bresolin, Paula


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