Simulação como estratégia de ensino do pensamento reflexivo na enfermagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Simulação como estratégia de ensino do pensamento reflexivo na enfermagem

Mostrar registro completo

Título: Simulação como estratégia de ensino do pensamento reflexivo na enfermagem
Autor: Silveira, Naian Ingrid Rodrigues da
Resumo: Introdução: A simulação clínica é uma estratégia de ensino, uma ferramenta pedagógica importante na formação do futuro profissional da área da saúde. Permite recriar um contexto clínico para o desenvolvimento de competências profissionais em ambiente seguro, atingindo dimensões como a satisfação e autoconfiança do estudante. Objetivo: Avaliar o nível de satisfação de estudantes do curso de graduação em enfermagem em cenários de simulação clínica da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e transversal. Os participantes do estudo foram estudantes do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. A coleta de dados foi realizada em Plataforma Online Google Forms, divulgada por correio eletrônico e acessada por link, contendo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e 17 itens da Escala de Satisfação com as Experiências Clínicas Simuladas (ESECS). Os dados foram encaminhados a um estatístico para realização dos cálculos amostrais. Resultados Preliminares: Os resultados apontam que a aplicação dessa metodologia é satisfatória para os estudantes, indicando maior satisfação nos itens: Interação com os colegas; Satisfação com a discussão pós-cenário (debriefing); Ligação dos cenários à teoria; Adequação das temáticas desenvolvidas nas aulas teóricas e nos cenários e a Qualidade dos simuladores. E menor satisfação nos itens: Motivação para realizar simulação clínica e Realismo dos cenários desenvolvidos. O estudo demonstra a satisfação dos estudantes com os cenários nos quais são realizadas as simulações e quanto ao aproveitamento da aprendizagem ofertada durante a realização das simulações e fomenta autoconfiança.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212464
Data: 2020-08-27


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PIBIC 2020 - NA ... RODRIGUES DA SILVEIRA.mp4 15.75Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar