Alfabetização científica e tecnológica na infância e a experimentação com crianças

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Alfabetização científica e tecnológica na infância e a experimentação com crianças

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Título: Alfabetização científica e tecnológica na infância e a experimentação com crianças
Autor: Voigt, Matheus Reiter
Resumo: Apesar da significativa evolução no que se refere ao acesso à escola, o acesso a certos conhecimentos, principalmente científicos, vem se tornando algo distante às realidades escolares (principalmente situadas em locais periféricos). Com o intuito de diminuir essas lacunas presentes na educação básica com relação ao acesso à ciência, as ações de extensão universitária ocupam uma posição de ampla relevância, pois viabilizam a difusão, socialização e a democratização dos saberes já existentes e ali produzidos. Visto que a infância é a época crucial para o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas, há a importância da aprendizagem de ciências, tais como a química, que ampliem a visão global da ciência, conduzindo à necessidade de refletir e compreender, desenvolvendo criticidade. Apesar das barreiras estruturais e políticas, além de concepções de alguns educadores com relação a democratização da ciência para as crianças, ter acesso à educação científica e tecnológica desde a infância é um direito de todos, que corresponde ao direito e ao dever de se posicionar, tomar decisões e intervir responsavelmente no meio social.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico, de Ciências Exatas e Educação. Departamento de Ciências Exatas e Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212194
Data: 2020-08


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