Utilização de modelos didáticos relacionados a biologia celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Utilização de modelos didáticos relacionados a biologia celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Glaser, Viviane
dc.contributor.author Spautz, Heloisa
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-25T12:12:34Z
dc.date.available 2020-08-25T12:12:34Z
dc.date.issued 2020-08-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211980
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Rurais. Coordenadoria Especial de Ciências Biológicas e Agronômicas. pt_BR
dc.description.abstract A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio tem sido um importante instrumento de auxílio aos docentes e aos estudantes, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, no ano de 2019 foram confeccionados modelos didáticos relacionados à Biologia Celular para serem entregues a duas escolas da rede pública da cidade de Curitibanos-SC, com o objetivo de facilitar a compreensão do tema, tornando-o mais atrativo, despertando o interesse dos discentes. Para avaliar a eficácia dos modelos didáticos foram elaborados questionários, que foram aplicados antes e depois da apresentação dos modelos. Um questionário também foi aplicado ao professor da disciplina de Biologia, para que este avaliasse os materiais confeccionados. Não foi possível aplicar o segundo questionário em uma das escolas, assim, mesmo os dados do primeiro questionário referente à esta instituição não foram incluídos no presente trabalho. Na outra escola, observou-se no questionário prévio que até 55% das respostas estavam em branco, além das demais respostas estarem incompletas. Ainda, observou-se uma grande dificuldade dos estudantes em diferenciar as células. Após a entrega dos modelos didáticos foi realizada uma aula demonstrativa, a qual teve participação dos discentes com dúvida se observou-se a curiosidade destes em manipular e observar os modelos. O mesmo questionário aplicado anteriormente foi aplicado neste momento e observou-se uma melhoria na aprendizagem, pois as respostas apresentavam-se de forma mais concisa e completa. Ainda percebeu-se que os estudantes não responderam algumas questões, mas isso foi observado em menor quantidade. Concluiu-se que, devido a melhora no desempenho dos alunos, e também devido a avaliação como ‘excelente’ do professor responsável pela disciplina de Biologia, a utilização dos modelos gerou resultados satisfatórios, agregando conhecimento e interesse na Biologia Celular em estudantes do Ensino Médio. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Curitibanos, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Biologia Celular pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Modelos Didáticos pt_BR
dc.title Utilização de modelos didáticos relacionados a biologia celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videoprojeto.mp4 72.18Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar