Utilização de modelos didáticos relacionados a biologia celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Utilização de modelos didáticos relacionados a biologia celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio

Mostrar registro completo

Título: Utilização de modelos didáticos relacionados a biologia celular como um recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem no ensino médio
Autor: Spautz, Heloisa
Resumo: A utilização de modelos didáticos no Ensino Médio tem sido um importante instrumento de auxílio aos docentes e aos estudantes, pois facilita o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, no ano de 2019 foram confeccionados modelos didáticos relacionados à Biologia Celular para serem entregues a duas escolas da rede pública da cidade de Curitibanos-SC, com o objetivo de facilitar a compreensão do tema, tornando-o mais atrativo, despertando o interesse dos discentes. Para avaliar a eficácia dos modelos didáticos foram elaborados questionários, que foram aplicados antes e depois da apresentação dos modelos. Um questionário também foi aplicado ao professor da disciplina de Biologia, para que este avaliasse os materiais confeccionados. Não foi possível aplicar o segundo questionário em uma das escolas, assim, mesmo os dados do primeiro questionário referente à esta instituição não foram incluídos no presente trabalho. Na outra escola, observou-se no questionário prévio que até 55% das respostas estavam em branco, além das demais respostas estarem incompletas. Ainda, observou-se uma grande dificuldade dos estudantes em diferenciar as células. Após a entrega dos modelos didáticos foi realizada uma aula demonstrativa, a qual teve participação dos discentes com dúvida se observou-se a curiosidade destes em manipular e observar os modelos. O mesmo questionário aplicado anteriormente foi aplicado neste momento e observou-se uma melhoria na aprendizagem, pois as respostas apresentavam-se de forma mais concisa e completa. Ainda percebeu-se que os estudantes não responderam algumas questões, mas isso foi observado em menor quantidade. Concluiu-se que, devido a melhora no desempenho dos alunos, e também devido a avaliação como ‘excelente’ do professor responsável pela disciplina de Biologia, a utilização dos modelos gerou resultados satisfatórios, agregando conhecimento e interesse na Biologia Celular em estudantes do Ensino Médio.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Rurais. Coordenadoria Especial de Ciências Biológicas e Agronômicas.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211980
Data: 2020-08-21


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videoprojeto.mp4 72.18Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar