Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Hobold, Márcia de Souza
dc.contributor.author Silveira, Beatriz Vieira da
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-24T10:50:04Z
dc.date.available 2020-08-24T10:50:04Z
dc.date.issued 2020-08-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211812
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este relatório teve como foco apresentar as atividades realizadas durante a inserção no Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE e no projeto de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino – FORPE. O projeto de pesquisa tem como principal foco de estudos a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa que contribui para o agir e reagir de professores em relação as dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, a pesquisa, que ainda encontra-se em andamento, conduzirá ao desenvolvimento da pesquisa-formação, com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em situação de inserção profissional, no contexto da rede pública municipal de ensino localizada na região da grande Florianópolis. Durante o período da bolsa PIBIC/CNPq, tive o compromisso de participar das seguintes etapas: Etapa preparatória, sendo esta, baseada nos aprofundamentos teóricos da pesquisa, estruturados em três eixos: professor iniciante; pesquisa narrativa e formação de professores. Além de participar dos estudos teóricos, estive presente nas reuniões relacionadas à organização e o planejamento da parte empírica da pesquisa, que seria a próxima etapa: A Pesquisa-formação, em que aconteceria entre os meses de março a junho de 2020. Durante este período, realizaríamos os quatros primeiros encontros dos grupos da pesquisa-formação com professores iniciantes, mas, com a pandemia da COVID 19, as atividades de nossa pesquisa-formação foram adiadas, não tendo previsão de retorno até o momento. Diante desse fato, meu plano de atividades alterou-se e as atividades permaneceram, porém de forma remota, com participação em palestras envolvendo assuntos sobre ‘professor iniciante e formação de professores’ além da elaboração do relatório final e de tarefas organizadas pela orientadora. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Professor iniciante pt_BR
dc.subject Pesquisa narrativa pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.title Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Beatriz Vieira da Silveira 30 SIC original.mp4 21.84Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar