Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional

Mostrar registro completo

Título: Formação de Professores e Práticas de Ensino - Pesquisa com professores iniciantes: um estudo sobre indução profissional
Autor: Silveira, Beatriz Vieira da
Resumo: Este relatório teve como foco apresentar as atividades realizadas durante a inserção no Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino – FOPPE e no projeto de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino – FORPE. O projeto de pesquisa tem como principal foco de estudos a indução entre pares mediada pelo fazer da pesquisa que contribui para o agir e reagir de professores em relação as dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Inscrito no campo da narrativa enquanto atividade (auto)biográfica, a pesquisa, que ainda encontra-se em andamento, conduzirá ao desenvolvimento da pesquisa-formação, com professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em situação de inserção profissional, no contexto da rede pública municipal de ensino localizada na região da grande Florianópolis. Durante o período da bolsa PIBIC/CNPq, tive o compromisso de participar das seguintes etapas: Etapa preparatória, sendo esta, baseada nos aprofundamentos teóricos da pesquisa, estruturados em três eixos: professor iniciante; pesquisa narrativa e formação de professores. Além de participar dos estudos teóricos, estive presente nas reuniões relacionadas à organização e o planejamento da parte empírica da pesquisa, que seria a próxima etapa: A Pesquisa-formação, em que aconteceria entre os meses de março a junho de 2020. Durante este período, realizaríamos os quatros primeiros encontros dos grupos da pesquisa-formação com professores iniciantes, mas, com a pandemia da COVID 19, as atividades de nossa pesquisa-formação foram adiadas, não tendo previsão de retorno até o momento. Diante desse fato, meu plano de atividades alterou-se e as atividades permaneceram, porém de forma remota, com participação em palestras envolvendo assuntos sobre ‘professor iniciante e formação de professores’ além da elaboração do relatório final e de tarefas organizadas pela orientadora.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211812
Data: 2020-08-20


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Beatriz Vieira da Silveira 30 SIC original.mp4 21.84Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar