Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina - Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina - Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valle, Ione Ribeiro
dc.contributor.author Felisbino, Bruno Dalton
dc.contributor.other Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UFSC
dc.date.accessioned 2020-08-21T11:20:52Z
dc.date.available 2020-08-21T11:20:52Z
dc.date.issued 2020-08-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211765
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo integra, na condição de subprojeto, os trabalhos de investigação que vêm sido desenvolvidos pelo projeto-matriz, intitulado: “Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina”, aprovado pelo CNPq no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa – Nível 1D (2018-2022). Este subprojeto está ligado aos grupos de pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC e Laboratório de Pesquisas sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB, ambos vinculados à linha de pesquisa Sociologia e História da Educação - SHE do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Assim como o projeto que o abriga, este subprojeto se propõe a continuar a análise efetuada no ano anterior acerca das percepções de professores aposentados da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina sobre o bom e o mau aluno. A perspectiva visada na continuidade das análises aqui propostas é dar amplitude e aprofundamento às diferentes dimensões do mérito escolar que, como têm mostrado os estudos da sociologia da educação brasileira e estrangeira, têm fundamentado as concepções e ações no campo educacional. Nossa intenção permanece sendo a de identificar, assim como fizemos anteriormente, nas concepções de sucesso e fracasso escolar a centralidade do mérito escolar, na tentativa de entender como a meritocracia se configura e como se reflete nas percepções de professores aposentados. Parte-se do pressuposto que a relação pedagógica, efetuada e rememorada, revela as expectativas docentes e os comportamentos discentes, permitindo construir figuras da (in)justiça escolar. pt_BR
dc.format.extent Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Bourdieu pt_BR
dc.subject Sucesso escolar pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Meritocracia pt_BR
dc.subject Sociologia da educação pt_BR
dc.title Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina - Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar pt_BR
dc.type Video pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
PIBIC 2020.mp4 29.19Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir MERITOCRACIA ESCOLAR:

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar