Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina - Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar

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Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina - Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar

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Título: Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina - Meritocracia escolar: a percepção de professores aposentados da rede estadual de Santa Catarina sobre o sucesso e o fracasso escolar
Autor: Felisbino, Bruno Dalton
Resumo: Este estudo integra, na condição de subprojeto, os trabalhos de investigação que vêm sido desenvolvidos pelo projeto-matriz, intitulado: “Educação escolar e justiça social: figuras das (in)justiças e das desigualdades escolares em Santa Catarina”, aprovado pelo CNPq no Programa de Bolsa de Produtividade em Pesquisa – Nível 1D (2018-2022). Este subprojeto está ligado aos grupos de pesquisa Ensino e Formação de Educadores em Santa Catarina - GPEFESC e Laboratório de Pesquisas sociológicas Pierre Bourdieu - LAPSB, ambos vinculados à linha de pesquisa Sociologia e História da Educação - SHE do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Assim como o projeto que o abriga, este subprojeto se propõe a continuar a análise efetuada no ano anterior acerca das percepções de professores aposentados da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina sobre o bom e o mau aluno. A perspectiva visada na continuidade das análises aqui propostas é dar amplitude e aprofundamento às diferentes dimensões do mérito escolar que, como têm mostrado os estudos da sociologia da educação brasileira e estrangeira, têm fundamentado as concepções e ações no campo educacional. Nossa intenção permanece sendo a de identificar, assim como fizemos anteriormente, nas concepções de sucesso e fracasso escolar a centralidade do mérito escolar, na tentativa de entender como a meritocracia se configura e como se reflete nas percepções de professores aposentados. Parte-se do pressuposto que a relação pedagógica, efetuada e rememorada, revela as expectativas docentes e os comportamentos discentes, permitindo construir figuras da (in)justiça escolar.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211765
Data: 2020-08-19


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