Bioacessibilidade de minerais e compostos fenólicos de frutas e derivados: efeitos sinergistas e da matriz alimentar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Bioacessibilidade de minerais e compostos fenólicos de frutas e derivados: efeitos sinergistas e da matriz alimentar

Mostrar registro completo

Título: Bioacessibilidade de minerais e compostos fenólicos de frutas e derivados: efeitos sinergistas e da matriz alimentar
Autor: Farias, Gabrielly
Resumo: Compostos fenólicos são metabólitos secundários das plantas e apresentam atividade antioxidante in vitro e in vivo, contribuindo na prevenção de doenças desencadeadas por estresse oxidativo, como câncer, doenças cardíacas e neurológicas. A ação de compostos fenólicos no organismo humano depende de sua bioacessibilidade após a digestão do alimento. As frutas são as principais fontes destes fitoquímicos. A citricultura tem grande importância econômica no Brasil, considerado o maior produtor mundial de laranja e de suco de laranja. Os citros são produzidos e comercializados em larga escala no país, in natura e processados, sendo que o processamento para obtenção de suco de frutas cítricas implica na geração de quantidade considerável de resíduos agroindustriais, que são fontes de compostos fenólicos. O consumo simultâneo de ácido ascórbico e ferro melhora a absorção de ferro no organismo humano e um dos objetivos desta pesquisa era a realização da digestão combinada de sucos de citros e feijão de modo a avaliar efeitos na bioacessibilidade de fenólicos. Todavia, devido à situação de pandemia, os experimentos infelizmente não puderam ser realizados. Desta forma, este trabalho teve como objetivo reunir informações sobre os principais fenólicos de citros e sua bioacessibilidade, e sobre estudos de digestão combinada. A revisão da literatura demonstrou potencial bioativo de citros. Nas frutas cítricas encontram-se flavonoides antioxidantes como hesperidina e naringina. As polimetoxiflavonas, por exemplo, são exclusivamente encontradas em cascas de citros. Estudos que realizaram digestão combinada de duas matrizes alimentares relataram a diminuição da bioacessibilidade de polifenóis e também do teor de fenólicos nas frações digeridas. Entretanto, poucos estudos sobre digestão combinada foram encontrados, nenhum envolvendo citros e feijão, a inovação desta pesquisa, ressaltando a importância deste estudo, que será retomado na ocasião do retorno às atividades presenciais.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/210155
Data: 2020-08-13


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Vídeo pibic Final.mp4 295.1Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar