Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bittencourt, Circe Maria Fernandes
dc.date.accessioned 2020-04-24T13:33:52Z
dc.date.available 2020-04-24T13:33:52Z
dc.date.issued 1993
dc.identifier.citation BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. 1993. 383 f. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, São Paulo, 1993. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208387
dc.description.abstract A história do livro didático brasileiro é recuperada neste trabalho no período correspondente à instalação do Estado Nacional, juntamente com a criação das escolas públicas elementares e secundárias, até a primeira década do século atual, com as propostas de ampliação da rede escolar do regime republicano. Nesta trajetória, acompanhamos a construção do saber escolar organizado pelo poder educacional, dividido entre o Estado civil e a Igreja Católica. Em meio às disputas entre os dois setores, o livro escolar desempenhava um papel fundamental na concretização dos projetos educacionais de ambas as tendências. O livro didático foi se transformando em uma importante mercadoria das empresas editoriais que se aliaram ao Estado na divulgação dessa produção cultural que tendia a se ampliar. O saber escolar contido no livro didático é analisado pelas disciplinas História Geral e do Brasil, desvendando o processo de transposição do saber erudito para saber a ser ensinado. Dentro dessa problemática, situamos o papel dos autores dos livros didáticos de História e o "lugar" de sua produção. A partir da confecção do livro didático, na qual pudemos identificar os inúmeros agentes que interferiam em sua composição, buscamos identificar como este objeto cultural era usado por professores e alunos nos diferentes espaços escolares, detectando as questões que envolveram o processo de ensino e aprendizagem do período. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Compêndios pt_BR
dc.subject Livro de leitura pt_BR
dc.subject Editora pt_BR
dc.subject Saber escolar pt_BR
dc.subject Transposição didática pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Disciplina escolar pt_BR
dc.subject História Sagrada pt_BR
dc.subject História do Brasil pt_BR
dc.subject História da Civilização pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.title Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
1993_CirceMariaFernandesBittencourt.pdf 24.20Mb PDF Visualizar/Abrir Tese Circe Maria Fernandes Bittencourt

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar