dc.contributor.author |
Portela, Mariliza Simonete |
|
dc.contributor.author |
Pires, Liceia Alves |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-14T22:57:34Z |
|
dc.date.available |
2020-04-14T22:57:34Z |
|
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.identifier.citation |
PORTELA, Mariliza Simonete; PIRES, Liceia Alves . A experiência de um grupo de pesquisa na formação de estudantes universitários. Argumentos Pró-Educação, v. 4, p. 1081-1093, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2448-2803 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208286 |
|
dc.description |
Disponível em: http://ojs.univas.edu.br/index.php/argumentosproeducacao/article/view/426 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este artigo busca apresentar as contribuições para a formação inicial de professores propiciadas pelo Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GPHEM), constituído por professores e alunos da Educação Básica e Superior, em 2018. O grupo tem suas pesquisas na área da Educação Matemática, com uma concepção teórica baseada na História Cultural, na Cultura Escolar e na História das Disciplinas Escolares. Seu objetivo é dar oportunidade para licenciandos, dos Cursos de Matemática e Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) do campus de Paranaguá, construírem saberes utilizando o GPHEM para discussão e construção de pesquisas em história da educação matemática. Com os resultados até então observados, tanto nas produções quanto no rendimento em disciplinas pedagógicas,espera-se que eles percebam o ensino da matemática não apenas em questões de domínio de conteúdo, mas como profissionais cuja prática esteja assentada no conhecimento social, político e cultural da história da disciplina. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Argumentos Pró-Educação |
pt_BR |
dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciatura |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogia |
pt_BR |
dc.title |
A experiência de um grupo de pesquisa na formação de estudantes universitários |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |