O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)

DSpace Repository

A- A A+

O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)

Show full item record

Title: O uso de materiais concretos para ensinar aritmética: saberes profissionais do professor primário (1920-1940)
Author: Felisberto, Lidiane Gomes dos Santos
Abstract: Considerando que o uso de materiais concretos para ensinar Aritmética integrava os saberes profissionais do professor primário, este artigo tem por objetivo identificar como o referido saber se fez presente na formação de professores no Estado do Paraná, entre 1920 e 1940. A investigação, conduzida na perspectiva da História Cultural, mobilizou fontes históricas oficiais e produções escolares de duas professorandas que cursaram o ensino normal em décadas diferentes. O estudo indicou que o uso de materiais concretos para ensinar Aritmética, articulados aos saberes a ensinar do 1º e 2º ano do ensino primário, era um saber profissional valorizado e que, na medida em que novas concepções de ensino foram sendo apropriadas, o referido saber passou por transformações, ganhando novos significados.
Description: Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9850
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208173
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
O USO DE MATERI ... ARA ENSINAR ARITMÉTICA.pdf 184.1Kb PDF View/Open Artigo revista RIDPHE_R

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar