O cabo de uma enxada ou cabo de uma foice: idas e vindas nas vivências de evasão de estudantes da educação de jovens e adultos de São José/SC

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O cabo de uma enxada ou cabo de uma foice: idas e vindas nas vivências de evasão de estudantes da educação de jovens e adultos de São José/SC

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Title: O cabo de uma enxada ou cabo de uma foice: idas e vindas nas vivências de evasão de estudantes da educação de jovens e adultos de São José/SC
Author: Meyer, Andrezza
Abstract: A pesquisa objetiva compreender processos de evasão escolar de estudantes da Educação de Jovens e Adultos em uma instituição da Rede Municipal de Educação de São José, Santa Catarina. Para fundamentar o estudo, foram essenciais as contribuições dos seguintes pesquisadores: Charlot (2000) com suas reflexões, a relação do sujeito com os saberes e o movimento de mobilização na apropriação destes; Laffin (2009) e (2016) situa as especificidades dos sujeitos da EJA jovens, adultos e idosos; Oliveira e Eiterer (2008) e Campos (2003) conceituaram evasão; Carmo e Carmo (2014) abordam a relação evasão/permanência; Arroyo (2005) traz reflexões sobre os avanços e as lutas no campo da EJA; Carrano (2007) a compreensão dos sentidos atribuídos aos sujeitos da EJA, particularmente aos jovens. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, mediante estudos bibliográficos e documentais, para situar a EJA em São José. Já sobre os sentidos da evasão para os estudantes de EJA levantaram-se por meio da realização de um grupo de discussão com 12 sujeitos que já vivenciaram os processos de evasão em suas trajetórias escolares. Como principal resultado, a pesquisa identificou que o trabalho foi apontado pelos estudantes como a maior causa dos processos de evasão, mas junto a isso, aparecem as questões de gravidez e a falta de motivação para a continuidade dos estudos. Salienta-se que os investigados tiveram um processo de idas e vindas, marcado por interrupções escolares-abandono e retornos à escolarização- e, por ausências caracterizadas como infrequências no mesmo tempo letivo. Tal processo se justifica por compreenderem que a EJA representa e constitui possibilidades de inserção social (reconhecimento social perante as condições de vida e de sua família, assim como percebem melhoras nas possibilidades de comunicação e interação em seu contexto), bem como profissional, (melhores condição de inserção no mundo do trabalho).Abstract : This research aims to understand the processes of students dropout from school of Youth and Adult Education at a teaching Municipal network of São José city, in Santa Catarina State. In order to base the investigation, the contributions of the following researchers were essential: Charlot (2000) with his reflections about relation of individual with the knowledge and the movement of mobilization in the appropriation of them; Laffin (2009) and (2016) situates the specificities of the subjects of the EJA - young, adult and elderly; Oliveira and Eiterer (2008) and Campos (2003) conceptualized evasion; Carmo and Carmo (2014) deal with the evasion/permanence relation; Arroyo (2005) brings reflections on the advances and struggles in the area of EJA; Carrano (2007) the understanding of the senses attributed to the subjects of the EJA, particularly to young people. This work is a qualitative approach, through bibliographical and documental studies, to find out the situation of EJA in São José city. A group of 12 students that experienced the evasion processes in their education trajectories was formed to discuss about the topic. As a main result, the research identified that their Jobs was pointed out by the students as the major cause of the evasion processes, but along with it, the issues about pregnancy and the lack of motivation for the continuity of the studies . We can note that the investigated people had a process of comings and goings, marked by school interruptions-abandonment and returns to schooling-, and by absences characterized as infrequences at the same time. This process is justified because they understand that the EJA represents and constitutes possibilities of social insertion (social recognition before the conditions of life and their families, as well as perceive improvements in the possibilities of communication and interaction in their context), as well professional (better conditions of insertion in the world of work).
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205940
Date: 2018


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