A constituição desumanizadora da docência universitária em ciências biológicas

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Title: A constituição desumanizadora da docência universitária em ciências biológicas
Author: Rocha, André Luís Franco da
Abstract: A partir do diálogo problematizador, este trabalho de tese busca compreender como se constitui a docência junto aos professores universitários do Curso Diurno de Graduação em Ciências Biológicas-hab. Licenciatura da UFSC. A docência, entendida como expressão político-pedagógica é uma prática social e profissional essencialmente humana, refletindo sua ontologia criadora e seu inacabamento. Portanto, ao mesmo tempo que é espaço permanente de formação do educador, se insere na dinâmica histórico cultural do gênero humano na transformação de sua realidade. Entretanto, por ser uma prática sociohistórica inacabada traz marcas das condições de seu tempo e contexto. Por isso, a partir das influências neoliberais e conservadoras sobre a universidade operacional brasileira percebemos um cerceamento ideológico da docência universitária tolhendo sua essência humanizadora e favorecendo um produtivísmo acadêmico que consome o sujeito levando-o a um estado de total esgotamento. A partir da produção de um dossiê sobre a docência universitária no curso identificamos um contexto cotidiano de trabalho pautado na opressão e alienação institucionalizada entre os professores frente a sua ação pedagógica, epistemológica, extensionista e administrativa. Assim, por um processo de isolamento e auto regulação dentro de seus departamentos e programas de pós-graduação, os professores universitários são uma consciência dominadora e dominada. Seu quefazer é reduzido a um ativismo, que induz a uma docência burocratizada, sacrificando a ação político pedagógica ético-crítica, coletiva e coerente com uma proposta de formação de professores humanizadora. É como se o sujeito para sobreviver, a partir de vários níveis de consciência sobre si, seu trabalho e seu contexto concreto, se perdesse no meio social, simbólico e produtivo condicionante, se adaptando ideologicamente às demandas externas naturalizadas e impostas, sem agir crítica e ativamente sobre um sistema já cristalizado. Assim, quando o professor aceita as mais diversas condições opressoras e alienantes como determinações sobre o seu fazer e o seu ser, emergem e são perpetuadas as situações-limite à constituição da docência humanizadora. Espera-se que a docência, enquanto objeto de uma reflexão crítica e coletiva, recupere seu status sociocultural e profissional, valorizando e ampliando a autonomia real do professor, que como um ser inconcluso se perceba como um educador produtor de saberes específicos imprescindíveis a sua formação, de seus alunos e da sociedade contribuindo para a criação de uma universidade popular.Abstract : From the problematizing dialogue, this thesis aims to understand how it is the constitution of teaching with university professors of the course of teacher training in biological sciences in UFSC. Teaching is understood as a political-pedagogical expression, it is an essentially human social and professional practice, therefore, it reflects the creative ontology of the human being and its incompleteness. Therefore, at the same time that it is a permanent space for the formation of the educator, it is inserted in the historical cultural dynamics of the human race on the transformation of its reality. However, because it is an unfinished socio-historical practice, it carries the marks of the conditions of its time and context. Therefore, from the neoliberal and conservative influences on the Brazilian operational university we perceive an ideological restraint of university teaching, with its humanizing essence being suppressed and favoring an academic productivism that consumes the subject, leading him to a state of total exhaustion. From the production of a dossier on university teaching in the degree course in Biological Sciences, we identified a labor context based on institutionalized oppression and alienation on the pedagogical, epistemological, extensionist and administrative action of university professors. Thus, from the isolation and self-regulation of teachers in their departments, university teachers are at the same time a dominating and dominated consciousness. Its to do is reduced to an activism, which induces a bureaucratized teaching, sacrificing political-pedagogical ethical-critical action, consistent with a proposal of humanizing teacher training. From various levels of consciousness about himself, his work, and his concrete context, to survive the teacher, he would lose himself in the social, symbolic and productive conditioning environment, adapting ideologically to naturalized and imposed external demands, without acting critically and actively on a already crystallized System. Thus, when the teacher accepts the most diverse oppressive and alienating conditions as determinations about his doing and his being, the limiting situations to the constitution of humanizing teaching emerge and are perpetuated. Such limits and possibilities identified in the dossie become the themes discussed in the thesis during a circle of culture. It is hoped that teaching, as the object of critical and collective reflection, will recover its valued socio-cultural and professional status. Let the teacher, as an unfinished being, perceive himself as an educator who produces specific knowledge essential to the formation of teachers, their students and to the development of a popular university.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205579
Date: 2018


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