Mapa verde: recursos de comunicação para a gestão de eventos gastronômicos e culturais mais sustentáveis

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Mapa verde: recursos de comunicação para a gestão de eventos gastronômicos e culturais mais sustentáveis

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Title: Mapa verde: recursos de comunicação para a gestão de eventos gastronômicos e culturais mais sustentáveis
Author: Ranzan, Ení Maria
Abstract: A organização de eventos mais sustentáveis oferece benefícios aos públicos envolvidos. Gestores públicos ou instituições, juntamente com comunidades municipais ou regionais, costumam realizar eventos gastronômicos e culturais. Isso valoriza a produção regional e promove o desenvolvimento local. É necessário tambem considerar a realização sustentável de eventos, para a preservação do patrimônio socioambiental. Tudo que, de maneira pública e recorrente, é realizado ou comunicado no evento participa de sua cultura e imagem de marca. O nome é sua marca central e representa o conjunto de sentimentos e ideias resultantes das experiências que as pessoas associaram ao evento. Isso configura a imagem mental da marca do evento e sua reputação pública. As ações integradas requeridas pela gestão de eventos mais sustentáveis necessitam de um sistema eficiente de comunicação. Primeiramente, trata-se da comunicação interna necessária ao gerenciamento das ações de realização do evento. Busca-se também a comunicação eficiente com: colaboradores externos, público em geral e, especialmente, público participante. Por isso, no mapa proposto neste trabalho, são identificados, organizados e hierarquizados elementos e ações especificamente destinadas à gestão da sustentabilidade em eventos gastronômicos e culturais. Para o desenvolvimento do mapa, como objetivo geral deste trabalho, foi realizada uma pesquisa aplicada de base qualitativa. Em etapas intermediárias, foram realizados estudos exploratórios, teóricos, documentais e de campo. Assim, discutiu-se as relações entre sustentabilidade e gestão de eventos; houve a identificação de recursos e ações para a sustentabilidade em eventos. Especialmente, contudo, foram selecionados e descritos recursos de comunicação necessários à gestão da sustentabilidade em eventos. Todo o trabalho foi desenvolvido em respeito aos 12 requisitos de sustentabilidade, da Norma NBR ISO 20121. Primeiramente, os resultados preliminares da pesquisa foram avaliados por especialistas de áreas afins. Em seguida, as recomendações dos avaliadores foram aplicadas na redefinição do mapa, para a gestão da comunicação em eventos gastronômicos e culturais mais sustentáveis. Em síntese, foram identificados, organizados e propostos no mapa 40 recursos de comunicação, contribuindo para suprir a lacuna previamente identificada na organização de eventos mais sustentáveis.Abstract : The organization of more sustainable events offers several benefits for involved publics. It is usual for public managers or authorities, together with municipal or regional communities, to sponsor gastronomical and cultural events. Such events valuates to regional production, and promote local development. It is also necessary to take into account sustainability on realization of such events in order to preserve social and environmental resources. Everything that is publicly and recurrently executed or communicated in such events becomes part of their inherent culture and logo mark image. The name is their central brand, and represents the convergence of sentiments and ideas resulting from experiences associated to the event by people. This configures the event s logo mark mental image and its public reputation. The integrated actions required for the management of more sustainable events demand a very efficient communication scheme. Firstly, the internal communication necessary to the actions for the event execution. It is also demanded an efficient communication with: external collaborators, the general public and specially with participating public. For such reason are identified, organized and classified in the map proposed by this term paper the elements and actions specifically devoted for the management of sustainability in gastronomical and cultural events. An applied survey of qualitative nature was executed for the development of the map, as the main goal of this term paper. Exploratory, theoretical, documentary, and in-field studies were executed on intermediate steps. The relation between sustainability and management of events was discussed; there was identification of resources and actions to promote sustainability in such events. Moreover, and specially, were selected and described communication resources necessary for the management of sustainability in the events. The whole term paper was developed in full compliance with the 12 sustainability requirements demanded by the Brazilian Standard NBR ISO 20121. Firstly, preliminary results of surveys were analyzed by experts of related sectors. Recommendations issued by the evaluators were applied for redefinition of the map used for the management of more sustainable gastronomical and cultural events. In summary, were identified, organized and proposed on the map 40 communication resources contributing to fulfill the previously identified gap on the organization of more sustainable events.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205517
Date: 2018


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