Formação continuada e currículo: que relação é essa?

DSpace Repository

A- A A+

Formação continuada e currículo: que relação é essa?

Show full item record

Title: Formação continuada e currículo: que relação é essa?
Author: Kohler, Gabriela Christina Zickuhr
Abstract: A relação entre a formação continuada de professores/professoras e currículo, embora pouco investigada, é temática relevante aos estudos científicos do campo da educação. A presente dissertação, submetida ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem o objetivo geral de analisar a existência e a consistência da relação entre currículo e formação continuada nos documentos curriculares oficiais das Redes Municipais de Ensino catarinenses. É um estudo de caráter qualitativo, envolvendo pesquisa documental em textos que expressam os currículos oficiais das redes e propostas ou projetos construídos com o objetivo de orientar a formação continuada, e pesquisa de campo por meio de aplicação de questionário a gestores de Secretarias Municipais de Educação. A amostra compõe-se de seis municípios catarinenses: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma e Lages. A análise dos dados segue a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004), centrada nas categorias de conceito de formação continuada e relação entre formação continuada e currículo, definidas a priori, e outras definidas a posteriori. Do ponto de vista teórico, as discussões são pautadas em Saviani (2009), Gatti (2008), Andaló (1995), Marin (1995) e Gatti et al. (1972), Pacheco (2003) e Giroux (1992). Depreende-se que o conjunto de documentos analisados emprega, majoritariamente, o conceito de formação continuada para se referir ou descrever os processos de formação de professores/professoras mediados pelas redes. Aperfeiçoamento, capacitação e qualificação também são conceitos presentes. A concepção sobre formação continuada assenta-se no conceito proposto por Marin (1995), permeado por dois argumentos hegemônicos: o aspecto contínuo da formação e o caráter reflexivo do processo, sobretudo, na relação teoria e prática. No que diz respeito à relação entre formação continuada e currículo, conclui-se que ela existe e é expressa de diversas formas. No estudo documental, fortemente atrelada à participação de professores/professoras na construção dos documentos em espaço/tempo de formação continuada, embora sua consistência se assente em uma perspectiva participacionista. Outras relações menos prevalentes são estabelecidas no âmbito da responsabilização, por meio de avaliação de larga escala, bem como do controle e da regulação do trabalho do(a) professor/professora, haja vista a promoção de formação pautada no currículo, seguida da supervisão de aulas. Quanto à análise das respostas dadas aos questionários, infere-se que a concepção das Secretarias se aproxima da abordada nos documentos. No que diz respeito à relação entre formação continuada e currículo, identifica-se que sua existência é reafirmada e expandida. A consistência dessa relação se amplia com a centralidade atribuída ao currículo no espaço de formação. A formação continuada, assim, se configura como espaço/tempo de discussão curricular. Essa diferença se dá em virtude do questionamento aos sujeitos sobre a formação e como essa relação se estabelece, bem como pelo fato de que as falas evidenciam uma compreensão de formação mais complexa. Diante do quadro que se desenha, no que tange aos sérios desdobramentos, advindos da implantação de um currículo nacional e o que pode significar para a formação continuada de professores/professoras, a presente pesquisa torna-se precedente para novas discussões acerca das ações voltadas à formação continuada de professores/professoras, tanto no que diz respeito às mudanças curriculares vindouras quanto às que circulam em outros contextos, além da esfera dos documentos e dos órgãos oficiais.Abstract : The relation between the continuous formation of teachers and curriculum, although little investigated, is a relevant thematic to scientific studies in the field of education. The present diessertation, submitted to the Post-Graduation Program of the Federal University of Santa Catarina (UFSC), has as general objective to analyze the existence and the consistency of the relation between curriculum and continuous formation in official curricular documents of the Municipal Teaching Networks of Santa Catarina. It is a qualitative study, involving documentary research in texts that express the official curricula of the networks and proposals or projects built with the objective of orienting the continuous formation, and field research through the application of a questionnaire to managers of Municipal Secretariats of Education. The sample is composed of six municipalities in Santa Catarina: Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma and Lages. The analysis of the data follows the Bardin (2004) technique of content analysis, centered on the concept of continuous education and the relationship between continuous education and the curriculum, defined before and after. From the theorical point of view, the discussions are based in Saviani (2009), Gatti (2008), Andaló (1995), Marin (1995) e Gatti et al. (1972), Pacheco (2003) e Giroux (1992). It can be seen that the set of documents analyzed employs, mostly, the concept of continuous formation to refer or to describe the processes of teacher s formation mediated by the networks. Improvement, qualification and qualification are also present concepts. The conception of continuous formation rests in the concept proposed by Marin (1995), permeated by two hegemonic arguments: the continuous aspect of formation and the reflexive character of the process, above all, in the relation theory and practice. Regarding the relationship between continuing education and curriculum, it is concluded that it exists and it is expressed in diferente ways. In the documental study, strongly linked to the participation of teachers in the construction of documents in the space/time of continuous education, although its consistency lays foundation in a participative perspective. Other less prevalente relations are established in the scope of accountability, by means of a large-scale evaluation, as well as the control and regulation of the teacher s work, given the promotion of training based on the curriculum, followed by the supervision of classes. Concerning the analysis of the answers given to the questionnaires, It is inferred that the design of the Secretariats is similar to that addressed in the documents. Regarding the relationship between continuous education and curriculum, it is identified that its existence is reaffirmed and expanded. The consistency of this relation broadens with the centrality attributed to the curriculum in the space of formation. The continuous formation, then, configurates itself as space/time of curricular discussion. This difference is due to the questioning of the subjects about the formation and how this relation is established, also as by the fact that the speeches show an understanding of a more complex formation. In view of the picture that is being drawn, with regard to the serious unfoldings, coming from the implementation of a national curriculum and what it can mean for the continuous formation of teachers, the present research becomes the precedent for new discussions about the actions aimed at the continuous formation of teachers, both in terms of curricular changes to come and those that circulate in other contexts, besides the documents sphere and the official bodies.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205446
Date: 2018


Files in this item

Files Size Format View
PEED1395-D.pdf 1.685Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar