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Inaugurada por Flores (2013), a “perspectiva da visualidade em
educação matemática” surge como uma estratégia de análise e
alargamento das pesquisas sobre o visual, discutindo como nosso
olhar foi constituído historicamente e formas outras de pensar a
relação da arte com a matemática. O presente artigo é a escrita de
uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador
Dalí, com o objetivo de experimentar e problematizar uma geometria
não-euclidiana junto à sua obra. Usando a ideia de oficinadispositivo,
criou-se uma oficina a partir de alguns aspectos da obra
do pintor que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo
emergir pensamentos e saberes matemáticos. A partir da escuta atenta
a uma história que narrava características de um mundo surreal,
crianças do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação
da Universidade Federal de Santa Catarina foram convidadas a
imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de
figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da
caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos
emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana.
Durante a oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a
deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de
não-deformação das figuras através de estratégias diversas. Além
disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e
a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da
experiência, problematizando conexões com o real e o surreal. |
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The present paper analyzes the conceptions which lead the continuing education
built up within the scope of the National Pact for Literacy at the Right Age
(PNAIC). Using the works of Curado Silva (2011; 2018), Curado Silva and
Limonta (2013), Gadotti (2010) and Vásquez (2011) as a theoretical framework,
we investigated which conceptions underlie this continuing education, as we
considered the praxis epistemology as the articulating factor between theory and
practice, because in it lies the possibility of noticing the dialectical movement of
reality, which can be better understood. Therefore, in the research, a study on the
historical and social basis of public policies regarding the training of literacy
teachers was performed, taking into consideration the works of Dourado (2009),
Freitas (1999), Gontijo (2014), Mortatti (2010), Oliveira (2012), and a
documentary analysis of Continuing Education in PNAIC, based on Cruz and
Ferreira (2010), Oliveira (2012) and Santos (2014) contributions. Thus, taking as
methodological approach the historical and dialectical materialism (MARX,
1982), we carried out this documentary analysis considering the categories that
come out of our object: (i) teacher professional identity change ii) relationship
between theory and practice, iii) reflective teacher, iv) „multi-professional‟, v)
teacher accountability and education quality, vi) training from the multiplier
perspective, vii) teacher training and appreciation, viii) literacy teacher profile, ix)
cultural literacy; thus, understanding the conceptions that support and legitimize
teacher education. |
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