dc.contributor.author |
Guimarães, Marcos Denilson |
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dc.date.accessioned |
2020-03-25T19:04:57Z |
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dc.date.available |
2020-03-25T19:04:57Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.issn |
2447-746X |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204955 |
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dc.description |
Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9859 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O texto buscou identificar que tipos de materiais de ensino são recomendados e como são usados em tarefas escolares associadas ao ensino do Desenho nos cursos primário e normal de São Paulo. Para alcançar tal objetivo foram tomados para análise os Anuários de Ensino de São Paulo (1907-1920).Os referenciais teóricos são textos produzidos por historiadores da Educação referentes ao método de ensino intuitivo. Como resultados, percebeu-se que o papel, o lápis, os lápis de cores e o quadro negro eram os principais suportes responsáveis pela passagem da percepção/imaginação para a concretização/realização da ideia, isto é, do desenho. Em geral, a tarefa associada era favorecer o esboço pessoal e criativo do aluno por meio do desenvolvimento de suas faculdades de observação e imaginação. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho |
pt_BR |
dc.subject |
Anuário de Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais didáticos |
pt_BR |
dc.title |
O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920) |
pt_BR |
dc.type |
Article |
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