Abstract:
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O presente trabalho tem por objetivo discutir a trajetória e o protagonismo do NEDEM (Núcleo de Estudo e Difusão do Ensino da Matemática), grupo que nos anos de 1960 difundiu o Movimento da Matemática Moderna no estado do Paraná. Contando com fontes históricas constituídas para a escrita de oito dissertações e duas teses, concluídas nas primeiras décadas do ano 2000, no Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, o estudo, conduzido na perspectiva da história cultural (Chartier, 1990), mostra que as ações do NEDEM tiveram amplo alcance na formação de professores do curso primário e ginasial, seja com a produção de duas coleções de livros, seja com os cursos ministrados em diferentes cidades do estado. O grupo ficou reconhecido no Brasil, pela produção de livros didáticos para o primário e ginasial, cursos de capacitação e também graças ao espírito empreendedor e comprometido de seu fundador, Professor Osny Antonio Dacol, expert que deixou um legado para a história da educação matemática, ao ser reconhecido, pela sua dinâmica participação na difusão do movimento da matemática moderna, como o principal representante do movimento no estado. |