Abstract:
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Este texto tem como objetivo apresentar complementações nos resultados de uma dissertação, fruto da parceria das autoras. Na temática dos problemas de aritmética que contam com o uso da álgebra
em suas resoluções, buscou-se aqui ilustrar a possibilidade da presença de elementos de constituição de processos de escolarização da álgebra no ensino primário. Foram tomadas como base de análise conceitos como: saberes a ensinar e saberes para ensinar (Hoffstetter e Schneuwly, 2016), operação historiográfica (Certeau, 1982), práticas e representações (Chartier, 1990), matemática a ensinar e matemática para ensinar (Bertini, Morais, Valente, 2017). Aprofundamentos aqui ilustrados oferecem elementos de distinção no uso dos problemas em
propostas que incluem o uso de rudimentos da álgebra no ensino primário: a álgebra como uma ferramenta, uma álgebra para ensinar a resolver problemas de aritmética do tipo charada em Reis(1919) e em Tito de Oliveira (s.d.) os problemas como determinante numa marcha proposta,
principalmente em seu início, para o emprego da letra x para o cálculo de quantidades desconhecidas nas operações fundamentais, são elementos de uma possível escolarização da álgebra no ensino primário. |