As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina

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As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Conde, Soraya Franzoni
dc.contributor.author Silva, Fernanda da
dc.date.accessioned 2020-02-17T11:23:50Z
dc.date.available 2020-02-17T11:23:50Z
dc.date.issued 2020-02-06
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204218
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender o lugar ocupado pela brincadeira, a partir da abordagem de Vigotski, no contexto de uma instituição do município de Rio Negrinho. Nesse sentido, procura compreender como se dá o processo de brincadeira das crianças na escola Menino Jesus, como ele ocorre, se “contaminado” pela lógica produtivista dos “trabalhos escolares”, cada vez mais precoces na educação infantil que transformam o brincar numa atividade pedagógica, que permite aprender algo de forma lúdica, e o tempo destinado ao brincar livre onde a criança busca brincar de acordo com as suas motivações, necessidades e atividade socialmente constituídas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas observações sobre como a brincadeira aparece no cotidiano das crianças, conversas com uma professora, uma especialista e realização de uma revisão bibliográfica sobre a temática. Entre os principais resultados, destacamos que a brincadeira está presente, porém, de forma lúdica, como recurso didático, como entretenimento, para que assim, a professora consiga auxiliar as demais crianças na realização dos trabalhos escolares e em meios a esses momentos aparecem as brincadeiras de faz-de-conta. Contudo, devemos considerar a importância da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças para a Educação do Campo e formação dos docentes, porque, a brincadeira proporciona à criança de se apropriar do meio social e das relações sociais. pt_BR
dc.format.extent 49 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Brincadeira. pt_BR
dc.subject Teoria Histórico Cultural pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Rio Negrinho pt_BR
dc.title As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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