As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina

Mostrar registro completo

Título: As contribuições da Teoria Histórico Cultural para a compreensão da brincadeira na Escola Menino Jesus no município de Rio Negrinho, Santa Catarina
Autor: Silva, Fernanda da
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca compreender o lugar ocupado pela brincadeira, a partir da abordagem de Vigotski, no contexto de uma instituição do município de Rio Negrinho. Nesse sentido, procura compreender como se dá o processo de brincadeira das crianças na escola Menino Jesus, como ele ocorre, se “contaminado” pela lógica produtivista dos “trabalhos escolares”, cada vez mais precoces na educação infantil que transformam o brincar numa atividade pedagógica, que permite aprender algo de forma lúdica, e o tempo destinado ao brincar livre onde a criança busca brincar de acordo com as suas motivações, necessidades e atividade socialmente constituídas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas observações sobre como a brincadeira aparece no cotidiano das crianças, conversas com uma professora, uma especialista e realização de uma revisão bibliográfica sobre a temática. Entre os principais resultados, destacamos que a brincadeira está presente, porém, de forma lúdica, como recurso didático, como entretenimento, para que assim, a professora consiga auxiliar as demais crianças na realização dos trabalhos escolares e em meios a esses momentos aparecem as brincadeiras de faz-de-conta. Contudo, devemos considerar a importância da brincadeira de papéis sociais no desenvolvimento das crianças para a Educação do Campo e formação dos docentes, porque, a brincadeira proporciona à criança de se apropriar do meio social e das relações sociais.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204218
Data: 2020-02-06


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC. Fernanda da Silva. pdf.A.pdf 986.5Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar