Trajetória narrada : ser, pensar e agir para contribuir com a formação de professoras e professores na Licenciatura em Educação do Campo.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Trajetória narrada : ser, pensar e agir para contribuir com a formação de professoras e professores na Licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mônaco, Graziela Del
dc.contributor.author Cunha, Matheus Cardoso da
dc.date.accessioned 2020-02-06T19:14:01Z
dc.date.available 2020-02-06T19:14:01Z
dc.date.issued 2020-01-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204107
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a formação inicial de professores nas Licenciaturas em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina a partir de uma autobiografia, produzida com auxílio das lembranças, anotações, experiências vivenciadas nessa trajetória formativa. Para realizar tal análise, buscou-se elementos da epistemologia da práxis, educação omnilateral, para se pensar na formação de educadores. O leitor também terá acesso a uma breve contextualização do surgimento da Educação do Campo à materialização das Licenciaturas em Educação do Campo, no bojo da luta dos movimentos sociais. A autobiografia é desenvolvida a partir de narrativas, as quais apresentam as vivências de algumas disciplinas da trajetória formativa, sendo mescladas com algumas reflexões e análises de elementos importantes para a Educação do Campo. Como resultado, apresentamos algumas potencialidades da formação que caminham ao encontro da educação omnilateral e da práxis, assim como apontamos limites conjunto a reflexões propositivas para se superar tais lacunas. pt_BR
dc.description.abstract This undergraduate thesis aims to analyze the initial formation of teachers in the Countryside Education graduations of the Federal University of Santa Catarina as from an autobiography, developed through memories, notes and practices experienced in this trajectory. To perform this analysis, were sought elements of praxis epistemology, omnilateral education, to think about the formation of educators. Readers will also have access to a brief contextualization from the emergence of Countryside Education to the materialization of undergraduate degrees in Countryside Education, in the midst of the social movements struggle. The autobiography is developed as narratives, which present experiences in some disciplines of the formative trajectory, mixed with some reflections and analysis of important elements for Countryside Education. As a result, some potentialities of formation that meet the omnilateral education and praxis are presented, as well as limits together to purposeful thoughts to overcome such gaps. pt_BR
dc.format.extent 83 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Formação inicial de professores pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Educação Omnilateral pt_BR
dc.subject Epistemologia da práxis pt_BR
dc.title Trajetória narrada : ser, pensar e agir para contribuir com a formação de professoras e professores na Licenciatura em Educação do Campo. pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC.pdf 3.077Mb PDF Visualizar/Abrir TCC
ATA.pdf 420.5Kb PDF Visualizar/Abrir EMBARGO

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar