Trajetória narrada : ser, pensar e agir para contribuir com a formação de professoras e professores na Licenciatura em Educação do Campo.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Trajetória narrada : ser, pensar e agir para contribuir com a formação de professoras e professores na Licenciatura em Educação do Campo.

Mostrar registro completo

Título: Trajetória narrada : ser, pensar e agir para contribuir com a formação de professoras e professores na Licenciatura em Educação do Campo.
Autor: Cunha, Matheus Cardoso da
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo analisar a formação inicial de professores nas Licenciaturas em Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina a partir de uma autobiografia, produzida com auxílio das lembranças, anotações, experiências vivenciadas nessa trajetória formativa. Para realizar tal análise, buscou-se elementos da epistemologia da práxis, educação omnilateral, para se pensar na formação de educadores. O leitor também terá acesso a uma breve contextualização do surgimento da Educação do Campo à materialização das Licenciaturas em Educação do Campo, no bojo da luta dos movimentos sociais. A autobiografia é desenvolvida a partir de narrativas, as quais apresentam as vivências de algumas disciplinas da trajetória formativa, sendo mescladas com algumas reflexões e análises de elementos importantes para a Educação do Campo. Como resultado, apresentamos algumas potencialidades da formação que caminham ao encontro da educação omnilateral e da práxis, assim como apontamos limites conjunto a reflexões propositivas para se superar tais lacunas.This undergraduate thesis aims to analyze the initial formation of teachers in the Countryside Education graduations of the Federal University of Santa Catarina as from an autobiography, developed through memories, notes and practices experienced in this trajectory. To perform this analysis, were sought elements of praxis epistemology, omnilateral education, to think about the formation of educators. Readers will also have access to a brief contextualization from the emergence of Countryside Education to the materialization of undergraduate degrees in Countryside Education, in the midst of the social movements struggle. The autobiography is developed as narratives, which present experiences in some disciplines of the formative trajectory, mixed with some reflections and analysis of important elements for Countryside Education. As a result, some potentialities of formation that meet the omnilateral education and praxis are presented, as well as limits together to purposeful thoughts to overcome such gaps.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204107
Data: 2020-01-21


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC.pdf 3.077Mb PDF Visualizar/Abrir TCC
ATA.pdf 420.5Kb PDF Visualizar/Abrir EMBARGO

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar