Em defesa da escola: o julgamento do re 888815, a pl 3261/2015 e a questão do homeschooling

DSpace Repository

A- A A+

Em defesa da escola: o julgamento do re 888815, a pl 3261/2015 e a questão do homeschooling

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Philippi, Jeanine Nicolazzi
dc.contributor.author Reis, João Gustavo Seibel
dc.date.accessioned 2019-12-23T16:04:07Z
dc.date.available 2019-12-23T16:04:07Z
dc.date.issued 2019-12-12
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203268
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Jurídicas. Direito. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho consiste em uma análise histórica, política e jurídica da escolarização domiciliar e de suas repercussões no Brasil. No primeiro capítulo é realizada uma síntese histórica da atividade educacional no ocidente, objetiva-se com isso refutar os argumentos de que antes da existência de leis de educação compulsória, a escolarização domiciliar era o padrão. O segundo capítulo introduz o leitor à escolarização domiciliar e suas principais vertentes - o homeschooling e o unschooling - além discutir a motivação ideológica dos precursores da prática. Por fim, no último capítulo é realizada uma análise das repercussões jurídicas do homeschooling no Brasil, especificamente, o julgamento do Recurso Extraordinário 888815 e o Projeto de Lei 3261/2015. Conclui-se o trabalho em favor da continuidade da inviabilidade jurídica da prática, pois, caso contrário, prejudicaria o projeto de país ansiado pela Constituição da República de 1988. pt_BR
dc.description.abstract This undergraduate thesis consists of a historical, political and legal analysis of homeschooling and its repercussions in Brazil. The first chapter presents a historical synthesis of the educational practice in the Western civilization, particularly Europe. The objective is to refute the claim that prior to the existence of compulsory educational laws, homeschooling was the standard. The second chapter introduces the reader to homeschooling and its main categories - homeschooling and unschooling - and discusses the ideological motivation of the practice's precursors. Finally, the last chapter analyzes the main judiciary consequences of homeschooling in Brazil, specifically the judgment of the Special Appeal 888815 and Proposed Legislation 3261/2015. It is concluded in favor of the continuity of the legal unfeasibility of the practice, otherwise it would harm the programmatic content of the 1988 Constitution of the Republic. pt_BR
dc.format.extent 60 fls pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Direito na Educação pt_BR
dc.subject Homeschooling pt_BR
dc.subject Repercussões Jurídicas pt_BR
dc.subject Inviabilidade jurídica pt_BR
dc.subject Obrigatoriedade escolar pt_BR
dc.subject Education Law pt_BR
dc.subject Homeschooling pt_BR
dc.subject Legal repercussions pt_BR
dc.subject Legal unfeasibility pt_BR
dc.subject School compulsoriness pt_BR
dc.title Em defesa da escola: o julgamento do re 888815, a pl 3261/2015 e a questão do homeschooling pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
TCCPDFA.pdf 514.4Kb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar