Abstract:
|
Atualmente o setor portuário brasileiro vem passando por alterações, com o objetivo de ser mais dinâmico, aumentar sua produtividade e principalmente a sua participação na matriz de transportes nacional. Nesse contexto, diversos terminais privados entraram em operação, assim como novos berços em portos públicos foram arrendados nos últimos anos.
As obras de grande vulto, como os terminais portuários, demandam grandes investimentos e podem impactar de forma significativa a logística da região ou até mesmo do país. Por essa razão, a análise e planejamento dessas infraestruturas se torna uma etapa muito importante, e nesse contexto, a utilização de modelos e simulação de sistemas para análises retrospectivas e preditivas vem ganhando cada vez mais espaço, tanto no âmbito do poder público, quanto em empresas privadas.
Além disso, a concorrência cada vez maior entre os mercados acaba por exigir melhorias na produtividade, eficiência e diminuição dos custos de produção.
Nesse contexto, o presente estudo trata da aplicação de um modelo de simulação para avaliação de um novo berço localizado no porto público de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Para o desenvolvimento do modelo foi utilizado o software Arena, e através de quatro cenários alternativos, foram feitas análises em relação aos tempos de fila, número de navios atendidos e índice de ocupação. |