Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em um programa de exercício físico com exergames

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Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em um programa de exercício físico com exergames

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Barbosa, Aline Rodrigues
dc.contributor.author Karro, Rafael Augusto
dc.date.accessioned 2019-12-12T14:21:39Z
dc.date.available 2019-12-12T14:21:39Z
dc.date.issued 2019-11-20
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202812
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. pt_BR
dc.description.abstract Os exergames, videogames ativos que necessitam do movimento corporal, tornaram-se uma alternativa para o exercício convencional. Eles vêm sendo utilizados para aumentar o nível de atividade física de pessoas de diferentes faixas etárias. Objetivo:investigar a percepção de adultos mais velhos quanto à participação em um programa de exercício físico baseado em exergames. Métodos: trata-se de estudo com abordagem qualitativa, realizado com os participantes de um programa de 13 semanas de exergames. O programa com exergames (Xbox 360 Kinect™) utilizou jogos que simulam atividades esportivas (Kinect Sports Ultimate Collection) e de aventura (Kinect Adventures). As sessões foram realizadas três dias por semana, em dias alternados, e cada sessão teve duração de aproximadamente 60 minutos. Ao final da intervenção, as entrevistas foram realizadas com 15 participantes, sendo gravadas em áudio e, posteriormente, transcritas na íntegra. Para análises das falas foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Resultados: as percepções foram organizadas em categorias e subcategorias: a) Benefícios percebidos (psicológico e físico), e b) Experiências vivenciadas e características dos exergames (competitividade, interatividade e ludicidade).Conclusão: concluiu-se que as atividades realizadas com exergame, segundo os relatos dos participantes, foram capazes de proporcionar benefícios psicológicos e físicos. Além disso, os exergames estimularam, de forma positiva e lúdica, a competitividade e interação entre os participantes. pt_BR
dc.format.extent 49 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Atividade Física pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Jogos de Vídeo pt_BR
dc.subject Exposição à Realidade Virtual pt_BR
dc.title Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em um programa de exercício físico com exergames pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Meneghini, Vandrize


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TCC Rafael Karro.pdf 2.148Mb PDF View/Open TCC Rafael Karro

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