dc.contributor.author | Colombo, Janecler Aparecida Amorin | |
dc.contributor.author | Flores, Cláudia Regina | |
dc.contributor.author | Moretti, Méricles Thadeu | |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T13:40:40Z | |
dc.date.available | 2019-12-10T13:40:40Z | |
dc.date.issued | 2007 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202693 | |
dc.description.abstract | A reflexão sobre o como se dá a construção dos conceitos em matemática e o pensamento cognitivo envolvido é um processo essencial para a organização de atividades de ensino. Por isso, este artigo procura analisar como é articulada a questão da referência na representação semiótica, tomando como fundamento teórico os estudos de Duval, e na noção de campo conceitual desenvolvida por Vergnaud. Para tanto, estuda-se o funcionamento da estrutura tríade envolvida na questão da representação semiótica e procura-se inferir sobre o que é a referência nesse processo. Pretende-se com isso, auxiliar na discussão acerca da constituição da linguagem matemática no âmbito das ciências com atributos para a educação matemática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Representação Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Referência | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Matemática | pt_BR |
dc.title | Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
Reflexões em to ... ndizagem da matemática.pdf | 694.8Kb |
View/ |