Abstract:
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O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das
pesquisas em História da Educação Matemática que tratam
especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para
tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na
atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho
no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são
produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a
2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em
questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios
de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da
Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos
dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas
desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim,
percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática,
tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é
motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e
está associada a referenciais teóricos da Educação e da História. |