Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)

Mostrar registro completo

Título: Saberes matemáticos na coleção de livros didáticos "Brincando com Números" (1956-1960)
Autor: Araujo, Francine Fernandes
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar, na Coleção Brincando com Números de Cecy Cordeiro Thofehrn, os saberes matemáticos e o ideário pedagógico da Escola Nova. A Coleção de livros didáticos Brincando com Números é destinada ao Ensino Primário e contém quatro exemplares, um para cada ano escolar. A proposta de investigação da pesquisa é de caráter qualitativo e de cunho histórico, objetivada por meio da análise documental com um olhar para os livros didáticos destinados ao ensino primário. Cecy Cordeiro Thofehrn, gaúcha, professora do ensino primário no Rio Grande do Sul, foi autora de coleções de livros didáticos e membro do Centro de Pesquisas e Orientação Educacional (CPOE). De acordo com os documentos encontrados, percebe-se que a autora sempre buscou aprimoramento profissional, tendo realizado cursos no Brasil e no exterior. Identificou-se uma relação entre a proposta metodológica e conteúdos matemáticos da coletânea com o estipulado no Programa Experimental de Matemática para o Ensino Primário publicado na Revista de Ensino. Prevalecem no texto os conteúdos de Aritmética, mas a Geometria também se faz presente, assim como os Sistemas de Medidas. Além disso, há indícios do movimento da Escola Nova na coletânea analisada.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202018
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
dissertação Francine Fernandes Araujo.pdf 6.427Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Francine Fernandes Araújo

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar