PERFIL DE LIDERANÇA EMPREENDEDORA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

DSpace Repository

A- A A+

PERFIL DE LIDERANÇA EMPREENDEDORA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO

Show simple item record

dc.contributor.author VIGNOCHI, LUCIANO
dc.contributor.author LEZANA, ÁLVARO GUILLERMO ROJAS
dc.contributor.author PAINES, PATRÍCIA DE ANDRADE
dc.date.accessioned 2019-11-26T15:08:27Z
dc.date.available 2019-11-26T15:08:27Z
dc.date.issued 2019-11-27
dc.identifier.isbn 978-85-68618-07-3
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201928
dc.description.abstract Universidades necessitam de práticas de gestão de pessoas que estimulem a liderança empreendedora para prosperar em um ambiente competitivo e exposto à incerteza e mudança. O objetivo deste artigo foi identificar relações entre estilo, flexibilidade cognitiva e perfil de liderança empreendedora no ambiente universitário. Realizou-se um estudo experimental e quantitativo com 116 acadêmicos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados da modelagem estrutural apontam uma forte associação negativa entre estilos cognitivos e flexibilidade. Quanto mais os universitários se aproximam do estilo analítico, menor tende a ser seu índice de flexibilidade e, quanto mais se aproximam do estilo intuitivo, maior tende a ser seu índice de flexibilidade. Os estilos cognitivos determinam cerca de 17% do perfil de liderança empreendedora, enquanto a flexibilidade determina cerca de 79%. Estas relações estimam 46% do perfil. Os universitários tendem a sentirem-se mais capazes de tornarem-se especialistas, desejam saber sobre liderança e, ser empreendedor é o objetivo profissional com as menores médias. Desde a perspectiva da gestão de pessoas para a universidade empreendedora, nota-se a necessidade ampliar a disseminação do conhecimento sobre liderança e, principalmente, estimular o empreendedorismo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher INPEAU/UFSC pt_BR
dc.title PERFIL DE LIDERANÇA EMPREENDEDORA NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
101_00023.pdf 1.270Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar