Abstract:
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Universidades necessitam de práticas de gestão de pessoas que estimulem a liderança empreendedora para prosperar em um ambiente competitivo e exposto à incerteza e mudança. O objetivo deste artigo foi identificar relações entre estilo, flexibilidade cognitiva e perfil de liderança empreendedora no ambiente universitário. Realizou-se um estudo experimental e quantitativo com 116 acadêmicos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os resultados da modelagem estrutural apontam uma forte associação negativa entre estilos cognitivos e flexibilidade. Quanto mais os universitários se aproximam do estilo analítico, menor tende a ser seu índice de flexibilidade e, quanto mais se aproximam do estilo intuitivo, maior tende a ser seu índice de flexibilidade. Os estilos cognitivos determinam cerca de 17% do perfil de liderança empreendedora, enquanto a flexibilidade determina cerca de 79%. Estas relações estimam 46% do perfil. Os universitários tendem a sentirem-se mais capazes de tornarem-se especialistas, desejam saber sobre liderança e, ser empreendedor é o objetivo profissional com as menores médias. Desde a perspectiva da gestão de pessoas para a universidade empreendedora, nota-se a necessidade ampliar a disseminação do conhecimento sobre liderança e, principalmente, estimular o empreendedorismo. |