Abstract:
|
A Atenção Plena ou Mindfulness pode ser caracterizada como uma capacidade intencional de trazer mais atenção ao momento presente, sem críticas ou julga-mentos. Esse estado de atenção pode estar presente em todas as atividades diárias, como no ato de comer. Então surge o Comer com atenção plena, ou Mindful ea-ting, uma maneira de comer com mais consciência. O presente trabalho tem por finalidade relatar a experiência de aplicação da metodologia Atenção Plena no cuidado nutricional na Atenção Primária à Saúde em um Centro de Saúde do mu-nicípio de Florianópolis/SC. A metodologia deste estudo concentrou-se em dois momentos principais: 1) o resgate teórico com o intuito de trazer bibliografica-mente como se dá a Atenção nutricional no SUS, conceitos da Nutrição Compor-tamental e da Atenção Plena, que será objeto deste trabalho; 2) aplicação e relato de como foi a abordagem utilizando o material orientador sobre Atenção Plena, elaborado por uma ex residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em atendimentos individuais e coletivos de Nutrição de um Centro de Saúde de Florianópolis/SC, realizados por uma nutricionista residente em fase final de formação. O processo de encaminhamento para atendimento in-dividual de nutrição ocorreu via reunião de matriciamento por meio das Equipes de Saúde da Família (ESF) e equipe Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF). Os atendimentos coletivos que abordaram a metodologia são abertos à comunidade. Os principais resultados encontrados sugerem a predominância do comer emocional e sem atenção na vida das pessoas, assim como uma relação de culpa com a comida e padrão corporal. Entretanto, com a aplicação da aborda-gem, foi possível observar um despertar da consciência alimentar com múltiplas reflexões tanto em nível individual como coletivo. A metodologia foi aplicável em todas as faixas etárias na APS. Nota-se que para além do que comer, é muito importante abordar também a maneira de comer no cuidado nutricional, sendo o Comer com Atenção Plena uma estratégia de abordagem. |