Abstract:
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Esta pesquisa está inserida no campo da história da educação matemática e
tem como objetivo analisar as prescrições metodológicas no manual Ver, Sentir, e
Descobrir a Aritmética, que faz parte da coleção Biblioteca de Orientação da
Professôra Primária, produzido pelo Programa de Assistência Brasileiro-Americana
de Ensino Elementar (PABAEE), a fim de compreender as técnicas utilizadas pelo
material em meio as mudanças na educação decorrentes do Movimento da
Matemática Moderna.
A pesquisa tem como recorte temporal os anos de 1956 a 1964, período de
vigência do acordo (PABAEE) entre Brasil e Estados Unidos, além de situar as
mudanças ocorridas na educação em tempos do Movimento de Matemática
Moderna.
A sustentação teórica para analisar essas fontes baseou-se nas ideias de
autores como Paul Veyne e Michel de Certeau, fundamentais no entendimento dos
estudos históricos, bem como Alain Choppin e André Chervel, referências nos
estudos de livros didáticos.
É nesse contexto que se buscou compreender o que foi o Movimento da
Matemática Moderna, bem como o PABAEE e os preceitos contidos no referido
manual escolar, a partir dos seguintes objetivos específicos: a) Perceber como se
desenharam as mudanças pós Movimento de Matemática Moderna no que diz
respeito à educação brasileira; b) entender como, através do PABAEE, se deu o
ensino de aritmética nas escolas primárias. |