Abstract:
|
Esta dissertação tem como objetivo analisar a inserção e as transformações
ocorridas com a disciplina História da Matemática no currículo do curso de
Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Na
articulação das questões, fizemos uso da história cultural, tratada na especificidade
da história da educação matemática. Para produzir a história da disciplina História
da Matemática nesse contexto utilizamos como fontes de pesquisa, documentos
oficiais que regulam os cursos de Licenciatura em Matemática em território nacional,
as atas do Departamento de Matemática da UFJF, depoimentos dos professores
regentes da referida disciplina, planos de ensino, trabalhos de alunos, entre outros
documentos. As questões que procuramos responder com essa pesquisa são: Como
foi introduzida a disciplina de História da Matemática na UFJF? Que transformações
essa disciplina sofreu ao longo dos anos? Os resultados apontam para a
determinante influência da formação e da atuação em pesquisa dos professores
responsáveis pela disciplina nas transformações ocorridas ao longo dos anos. Três
enfoques diferenciados se destacam: História da Matemática como um curso de
Matemática, como um curso de história do conhecimento matemático e como um
curso de história do conhecimento matemático e da matemática escolar. |