Elementos da história do ensino de matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no sul do Mato Grosso Uno

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Elementos da história do ensino de matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no sul do Mato Grosso Uno

Mostrar registro completo

Título: Elementos da história do ensino de matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no sul do Mato Grosso Uno
Autor: Guindo, Luciani Coelho
Resumo: A presente pesquisa tem como campo norteador a seguinte questão: Que trajetória histórica teve o ensino da Matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, sendo este um colégio para moças? Diante disso, refletimos acerca dos processos de constituição da Matemática escolar, nos primeiros anos escolares no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora em Campo Grande no Sul do Mato Grosso Uno, entre os períodos de 1930 a 1970; para tanto, nos debruçamos sobre os autores da história cultural, procurando identificar as modificações sofridas através do tempo delimitado na pesquisa, para então, tematizarmos sobre os métodos e processos de ensino da Matemática escolar nesse colégio. Assim, com base nas informações históricas que contribuíram na produção de uma história comprometida com a circulação de objetos culturais, com o estabelecimento de relações entre os saberes escolares, e representações construídas pelos sujeitos em „locus‟, analisamos o que consideramos como elementos históricos: os referenciais, documentos norteadores das ações escolares que entendemos são as reformas Francisco Campos 19890/31, Capanema 4244/42 e a LDB 5692/71, os Regimentos Internos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, os Relatórios do Inspetor Geral; os materiais didáticos, elementos produzidos no interior do Colégio, tais, matérias didáticos e pedagógicos; e os personagens: que retratam suas experiências como alunas. Dessa forma utilizamos também como fonte de pesquisa o depoimento de uma ex- aluna do Colégio na busca de cobrir algumas lacunas. Para tanto levamos em conta as seguintes categorias para a produção das análises desses elementos: estratégia e tática a partir das concepções de Certeau, cultura escolar de Dominique Julia e disciplina escolar de André Chervel. As análises nos trouxeram informações que a Matemática proposta no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora não tinha distinção de gênero, ou seja, eram as mesmas propostas nas normativas estabelecidas nos períodos delimitado da pesquisa, tendo como espelho a proposta metodológica do Colégio Pedro II, que era referência de ensino no Brasil na época, além de um currículo extenso, com aulas de costura, bordado, música, economia doméstica e saúde.
Descrição: Dissertação apresentada a Banca de defesa do Programa do Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática, sob a orientação da Prof.a Dra. Edilene Simões C. dos Santos.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199555
Data: 2018


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
GUINDO (2018).pdf 7.261Mb PDF Visualizar/Abrir GUINDO (2018)

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar