Abstract:
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A área das engenharias carece de profissionais nas suas diversas especialidades, como a
computação. Além do estigma de os cursos de engenharia serem difíceis pela elevada carga
de disciplinas de ciências exatas, um dos motivos dessa carência é a alta evasão, que ocorre
por vários fatores, como a falta de conhecimento do conteúdo do ensino médio de
matemática e física e o ingresso na universidade sem realmente saber o curso desejado e
sem conhecer o curso e as áreas de atuação do profissional do curso escolhido. O propósito
deste projeto está relacionado com a motivação de alunos do ensino médio ao ingresso em
cursos de engenharia de computação. O viés motivacional do projeto é a experimentação,
por parte dos alunos do ensino médio, que é baseada no desenvolvimento de pequenos
projetos de eletrônica e robótica utilizando o kit de eletrônica Arduino. A metodologia para
a realização das atividades foi baseada em cursos presenciais de curta duração (20 horas),
divididos em três níveis seqüenciais de conhecimento, para alunos de educação básica.
Além do controle de frequência, o aproveitamento do aluno era verificado pelo
desenvolvimento de um projeto no último dia de aula, envolvendo o conteúdo do curso. Os
cursos foram ministrados por alunos, bolsista e voluntários, do curso de Engenharia de
Computação e foram acompanhados por professores do curso. Além do uso de Arduino ser
um estímulo para o ingresso em engenharia, os cursos possibilitaram aos participantes
contato com alunos de engenharia de computação e os seus possíveis mercados de
trabalho. |