USO DE ARDUINO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA NA MOTIVAÇÃO PARA INGRESSO EM CURSOS DE ENGENHARIA
Show full item record
Title:
|
USO DE ARDUINO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA NA MOTIVAÇÃO PARA INGRESSO EM CURSOS DE ENGENHARIA |
Author:
|
FAVARIM, Fábio; OLENIK, Mateus Marochi; BORSOI, Beatriz T.
|
Abstract:
|
A área das engenharias carece de profissionais nas suas diversas especialidades, como a
computação. Além do estigma de os cursos de engenharia serem difíceis pela elevada carga
de disciplinas de ciências exatas, um dos motivos dessa carência é a alta evasão, que ocorre
por vários fatores, como a falta de conhecimento do conteúdo do ensino médio de
matemática e física e o ingresso na universidade sem realmente saber o curso desejado e
sem conhecer o curso e as áreas de atuação do profissional do curso escolhido. O propósito
deste projeto está relacionado com a motivação de alunos do ensino médio ao ingresso em
cursos de engenharia de computação. O viés motivacional do projeto é a experimentação,
por parte dos alunos do ensino médio, que é baseada no desenvolvimento de pequenos
projetos de eletrônica e robótica utilizando o kit de eletrônica Arduino. A metodologia para
a realização das atividades foi baseada em cursos presenciais de curta duração (20 horas),
divididos em três níveis seqüenciais de conhecimento, para alunos de educação básica.
Além do controle de frequência, o aproveitamento do aluno era verificado pelo
desenvolvimento de um projeto no último dia de aula, envolvendo o conteúdo do curso. Os
cursos foram ministrados por alunos, bolsista e voluntários, do curso de Engenharia de
Computação e foram acompanhados por professores do curso. Além do uso de Arduino ser
um estímulo para o ingresso em engenharia, os cursos possibilitaram aos participantes
contato com alunos de engenharia de computação e os seus possíveis mercados de
trabalho. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199432
|
Date:
|
2019-07-04 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar