Abstract:
|
Considerando-se o amplo conceito dado a cartografia e a evolução do seu potencial
principalmente com o advento da tecnologia ao longo dos últimos anos, a equipe composta
por bolsistas e professores da Universidade Federal de Pelotas, membros do Núcleo de
Estudos de Tecnologias em Geociências (NETGeo), buscou sintetizar alguns dos
conhecimentos acerca de cartografia, Sensoriamento Remoto e Geotecnologias e
disponibilizá-los às escolas da rede pública do município de Pelotas, através de uma
apostila de formação continuada denominada “Geotecnologias e Cartografia Moderna
(GEOCARTOMO). Essa apostila visa auxiliar professores da educação básica, para que
assim possam utilizar novos meios digitais no planejamento de suas aulas. Propõe-se
correlacionar a formação do professor para o uso de tecnologias digitais, de modo a
contribuir com o ensino de geografia, matemática e informática na educação básica.
Entende-se que a formação continuada de professores em tecnologias digitais deve ter
prosseguimento, visto que as tecnologias estão em constante avanço. Todavia, algumas
vezes a educação não acompanha esse progresso digital, dentro dessa problemática o
projeto preocupou-se anteriormente em fornecer ferramentas através de um projeto de
extensão nas escolas, com utilização de receptores de sinal GPS, bússola e uso de
softwares livres, para que alunos e professores pudessem usufruir de geotecnologias na
geração de mapas e melhorar a compreensão da cartografia, promovendo aos discentes e
docentes o saber-fazer, através da assimilação da teoria com a prática. Durante as oficinas
os professores mantiveram-se interessados em dar continuidade nos trabalhos e também
foram incentivados a procurar por novas atividades para serem desenvolvidas nos demais
conteúdos das disciplinas abrangidas. Sendo assim, optou-se por investir na formação
continuada do professor, já que esta representa o fortalecimento para a educação, permitindo ao professor maior autonomia no uso das tecnologias digitais, expandindo as
práticas pedagógicas e se adequado aos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação
(PCN’S). |