APOSTILA GEOCARTAMO: Formação Continuada para Educação Básica

DSpace Repository

A- A A+

APOSTILA GEOCARTAMO: Formação Continuada para Educação Básica

Show full item record

Title: APOSTILA GEOCARTAMO: Formação Continuada para Educação Básica
Author: BRUCH, Alexandre Felipe; FONSECA, Elisandra Hernandes da; SILVA, Rosane Vieira da; FREITAS, Fernanda Luz de; CAMPOS, Suyane Gonçalves de; CIROLINI, Angélica
Abstract: Considerando-se o amplo conceito dado a cartografia e a evolução do seu potencial principalmente com o advento da tecnologia ao longo dos últimos anos, a equipe composta por bolsistas e professores da Universidade Federal de Pelotas, membros do Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências (NETGeo), buscou sintetizar alguns dos conhecimentos acerca de cartografia, Sensoriamento Remoto e Geotecnologias e disponibilizá-los às escolas da rede pública do município de Pelotas, através de uma apostila de formação continuada denominada “Geotecnologias e Cartografia Moderna (GEOCARTOMO). Essa apostila visa auxiliar professores da educação básica, para que assim possam utilizar novos meios digitais no planejamento de suas aulas. Propõe-se correlacionar a formação do professor para o uso de tecnologias digitais, de modo a contribuir com o ensino de geografia, matemática e informática na educação básica. Entende-se que a formação continuada de professores em tecnologias digitais deve ter prosseguimento, visto que as tecnologias estão em constante avanço. Todavia, algumas vezes a educação não acompanha esse progresso digital, dentro dessa problemática o projeto preocupou-se anteriormente em fornecer ferramentas através de um projeto de extensão nas escolas, com utilização de receptores de sinal GPS, bússola e uso de softwares livres, para que alunos e professores pudessem usufruir de geotecnologias na geração de mapas e melhorar a compreensão da cartografia, promovendo aos discentes e docentes o saber-fazer, através da assimilação da teoria com a prática. Durante as oficinas os professores mantiveram-se interessados em dar continuidade nos trabalhos e também foram incentivados a procurar por novas atividades para serem desenvolvidas nos demais conteúdos das disciplinas abrangidas. Sendo assim, optou-se por investir na formação continuada do professor, já que esta representa o fortalecimento para a educação, permitindo ao professor maior autonomia no uso das tecnologias digitais, expandindo as práticas pedagógicas e se adequado aos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação (PCN’S).
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199386
Date: 2019-07-04


Files in this item

Files Size Format View
UFPel - Apostila GEOCARTAMO.pdf 218.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar