Abstract:
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O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão
desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de
ensino fundamental localizados na cidade de São Borja no estado do Rio Grande do Sul. O
projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para
com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio
escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da
dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver
atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização,
inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e
acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos
envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura.
Aos acadêmicos e docentes participantes, ficou evidente que não existem receitas prontas
no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que
o professor esteja aberto a aprendizagem. |